quinta-feira, 3 de março de 2011

Curiosidade: Como Funciona Nosso Sistema Auditivo?

Sabemos que somos auditivamente sensíveis a diversos estímulos que acontecem a nossa volta, mas será que compreendemos bem o sistema auditivo humano?



"O trajeto percorrido pelas vibrações sonoras, desde sua entrada nos canais externos do ouvido, passando pelas membranas timpânicas dos dois lados dos minúsculos ossículos no ouvido médio até a cóclea em forma de caracol, foi descoberto no século XVII. Aventou-se, então, que os sons eram transmitidos pelo ouvido, tornando-se ampificados na cóclea "como em um instrumento musical". Um século depois, descobriu-se que a forma adelgaçada da espiral coclear era diferencialmente sintonizada com a gama das frequências audíveis, receptiva aos sons graves na sua base larga e aos sons agudos no seu ápice estreito. Por volta de 1700 percebeu-se que a cóclea era cheia de fluido e revestida por uma membrana que, imaginou-se, era composta de uma série de cordas que vibravam, um ressoador. Em 1851, Alfonso Corti, fisiologista italiano, descobriu a complexa estrutura sensitiva que hoje chamamos órgão espiral, ou órgão de Corti, situada na membrana basilar da cóclea e que contém 3500 células ciliadas internas, os receptores auditivos finais. Um ouvido jovem pode ouvir dez oitavas de som, abrangendo uma gama de aproximadamente trinta a 12000 vibrações por segundo. O ouvido da pessoa média pode distinguir sons distantes 1/17 de tom entre si. De ponta a ponta, ouvimos cerca de 1400 tons discrimináveis."

Assim como na publicação "Amusia: A Incapacidade de Ouvir Música", extraí o conteúdo desse post com base no livro ALUCINAÇÕES MUSICAIS - RELATOS SOBRE A MÚSICA E O CÉREBRO, escrito pelo médico-psiquiatra Oliver Sacks.


Nenhum comentário:

Postar um comentário