Estive no Estado de Mato Grosso durante as últimas semanas de fevereiro/2013, com os amigos Eveli Ficher e Daniel Zandoná. Ficamos alojados em Cuiabá e tivemos a oportunidade de conhecer outros municípios da Baixada Cuiabana.
Dentre eles, visitamos em Santo Antônio de Leverger a oficina do artesão e mestre Alcides Ribeiro, que representa a 4ª geração de uma família de construtores da Viola de Cocho. Filho do Seu Caetano Ribeiro dos Santos, Alcides fez da construção da viola a sua profissão.
De características originais, o instrumento é um símbolo do Estado. Tem o seu "modo de fazer" tombado como Patrimônio Cultural Imaterial, pelo IPHAN, e a sua música preserva características sonoras e estéticas de inigualável beleza.
Durante a visita, pudemos conferir o processo de construção das violas, que, na oficina, compreende as etapas de corte da madeira, escavação, secagem e acabamento.
Pudemos ainda registrar uma breve demostração sobre os "toques" do Cururu e do Siriri, dois dos gêneros mais tradicionais executados à viola. Confira no video abaixo!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
As fotografias desta publicação de Fábio Neves, foram licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem ser concedidas através de contato direto com o autor em http://www.fabionevesviolao.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário