quinta-feira, 28 de março de 2013

Guerra-Peixe e os afro-sambas



Guerra-Peixe foi um dos "arquitetos sonoros" homenageados pelo álbum e concerto "Arranjadores", lançado em 2012 pelo selo Núcleo Contemporâneo.

A produção foi dedicada a divulgar o trabalho de importantes arranjadores e suas leituras de clássicos da música brasileira. O concerto no Theatro Municipal de São Paulo, com a Orquestra Experimental de Repertório regida pelo maestro Tiago Pinheiro teve a participação do Coral Paulistano.

Como um desdobramento do Projeto Memória Brasileira, "Arranjadores" se propõe a apresentar, registrar e divulgar manifestações musicais do que há de mais significativo na nossa música, para que esse trabalho assuma seu verdadeiro lastro de representatividade no cenário cultural do país.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 21 de março de 2013

Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013




Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013, de 04 de março a 30 de abril de 2013.

A terceira edição do prêmio tem como objetivo colaborar com o fomento da cadeia produtiva relacionada à viola por meio da avaliação e reconhecimento público de atuações artísticas nacionais. Com o evento, o Instituto Brasileiro da Viola Caipira - IBVC pretende atuar no mapeamento e no desenvolvimento do instrumento em todas as regiões do Brasil. Assim, independente da premiação, os perfis dos candidatos serão um canal de divulgação permanente para os membros da cadeia produtiva da viola.

A premiação compreende 24 (vinte e quatro) categorias, e o evento solene acontecerá em 17 de junho de 2013, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, com o show de encerramento do homenageado especial da edição, o violeiro Almir Sater.

As categorias são: CD, CD instrumental, DVD, publicação literária, revelação, dupla revelação, violeira, violeiro, dupla, grupo, orquestra, intérprete, letrista, arranjador, produtor, professor, luthier, outras vertentes, programa de rádio, programa de TV, site, Guardião das Raízes, Trabalho social e Referência da viola.


CALENDÁRIO:

04/03/2013 Publicação do Edital

04/03 a 30/04/2013 Inscrições e votação popular

03/06/2013 Divulgação dos 03 finalistas por categoria

17/06/2013 Evento de Premiação e show Almir Sater

Inscrições, informações e venda antecipada de ingressos: www.ibvc.org.br / (31) 3643-3422.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Tempo Feliz



Depois do falecimento de um dos nossos maiores intérpretes, sinto que o mínimo que posso fazer pela música é manter viva a memória dos seus criadores mais importantes. Com isso, dedico esse post a dois músicos que admiro bastante, Baden Powell e Emílio Santiago.

O que sempre me chamou atenção em ambos foi a originalidade com a qual tratavam os sons. A beleza do violão do Baden e da voz do Emílio certamente nasciam de algum ponto profundo de suas almas. Eles conseguiram traduzir em música o sentimento que era comum às demais pessoas.

Baden, falescido em 26 de setembro de 2000, e Emílio, em 20 de março de 2013, deixaram uma extensa obra de valor incalculável. E essa obra é o que não pode perecer, pois eles são os guardiões de um tempo que não volta mais.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 15 de março de 2013

Som ao Vivo



Este é um projeto muito interessante para músicos e profissionais do ramo. Som ao Vivo é um site dedicado à geração e compartilhamento de informações e conteúdos técnicos sobre sonorização de grupos musicais.

A página hospeda artigos, fóruns e outras informações de grande valor para os que trabalham com a performance e a execução musical.

Pela complexidade do assunto, o site oferece um ótimo serviço à comunidade musical, pois muitas vezes as atividades que envolvem este trabalho dependem da experiência dos técnicos, com relação aos equipamentos utilizados e ao ambiente sonorizado; uma vez que cada situação exige uma configuração original e as informações disponíveis ainda não são largamente acessíveis.

Visite o site clicando aqui.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 12 de março de 2013

Theremin - An Electronic Odyssey



Essa é a 2ª parte de uma série de quatro publicações, iniciada com Theremin - Um Instrumento Musical Autêntico.

A arte do Theremin está retratada no filme Theremin - An Electronic Odyssey, do diretor Steven M. Martin. Na obra de Steven, um documentário lançado em 1994 sobre a vida e a obra de Léon Theremin, são utilizadas imagens de época com entrevistas e performances musicais.

É curioso, mas o instrumento ganhou uma identidade sombria, fantasmagórica e mórbida. Imagino que pela própria trajetória militar do inventor, que inclui passagens em agências de inteligência e serviço secretos, ou por sua sonoridade "pura" (caracterizada pela geração sintetizada de frequências sonoras simplificadas).

Talvez ainda pelo impacto visual que as técnicas empregas na execução do instrumento impunham, exigindo que o instrumentista desenvolvesse suas performances a partir de posturas físicas de características mecânicas e precisas. Como resultado, o expectador acaba tendo a impressão de que o músico se parece mais com um robô do que com uma figura humana e expressiva.

Não encontrei na internet uma versão completa do filme, mas segue abaixo o seu trailer.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 6 de março de 2013

Alcides Viola de Cocho



Estive no Estado de Mato Grosso durante as últimas semanas de fevereiro/2013, com os amigos Eveli Ficher e Daniel Zandoná. Ficamos alojados em Cuiabá e tivemos a oportunidade de conhecer outros municípios da Baixada Cuiabana.

Dentre eles, visitamos em Santo Antônio de Leverger a oficina do artesão e mestre Alcides Ribeiro, que representa a 4ª geração de uma família de construtores da Viola de Cocho. Filho do Seu Caetano Ribeiro dos Santos, Alcides fez da construção da viola a sua profissão.



De características originais, o instrumento é um símbolo do Estado. Tem o seu "modo de fazer" tombado como Patrimônio Cultural Imaterial, pelo IPHAN, e a sua música preserva características sonoras e estéticas de inigualável beleza.



Durante a visita, pudemos conferir o processo de construção das violas, que, na oficina, compreende as etapas de corte da madeira, escavação, secagem e acabamento.



Pudemos ainda registrar uma breve demostração sobre os "toques" do Cururu e do Siriri, dois dos gêneros mais tradicionais executados à viola. Confira no video abaixo!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao



Licença Creative Commons
As fotografias desta publicação de Fábio Neves, foram licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem ser concedidas através de contato direto com o autor em http://www.fabionevesviolao.com.br/.

terça-feira, 5 de março de 2013

Arturo Medina



O violão não faz parte de uma identidade musical apenas em culturas do Brasil e da Espanha. Na América Latina, o instrumento também foi fundamental para outras expressões musicais.

Podemos constatar isso na beleza das obras do violonista e compositor argentino Arturo Medina. Radicado em Madrid, na Espanha, o músico se especializou na liguagem violonística da cultura de nossos vizinhos mais próximos, dentre eles Argentina, Chile, Perú, Uruguai e Bolívia, por exemplo.

No video abaixo, Arturo interpreta 3 de suas obras. São elas: Canto de Yopará, Venturoso e Con el Viento.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao