terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Eu vô Descendo Rio Abaixo, Sinhá
O universo cultural da viola caipira é riquíssimo não só em música como também com os "causos" que permeiam sua cultura.
Não há de duvidar da veracidade dos fatos, principalmente quando forem relacionados às estripulias do "tinhoso".
Abaixo, o violeiro Paulo Freire narra a travessia do capeta descendo rio abaixo sentado num caco de cuia.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Levi Ramiro no Programa Som e Prosa
Levi Ramiro, violeiro e artesão de instrumentos musicais, participa do programa "Som e Prosa" da TV UNESP. O violeiro fala de sua carreira, da construção de instrumentos e do universo cultural da viola caipira, além de interpretar canções e pontear temas ao instrumento.
Com 25 minutos de duração o vídeo é delicioso de assistir. O programa também conta com a participação da Orquestra de Violeiros de Garça e do maestro Paulo Gomes (Orquestra Municipal de Bauru).
Deixe-se levar pelo som da viola.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Capim Seco - Semba
Buscando inspiração nas raízes ancestrais do Samba, o conjunto mineiro Capim Seco lançou seu primeiro CD. Com um trabalho original, a sonoridade do conjunto nos remete não somente às senzalas do tempo da escravidão mas também incorpora outros gêneros, tais como baião, ciranda, congado mineiro, por exemplo.
O temperinho na música do Capim Seco é incorporar os símbolos e elementos estéticos que, adicionados ao caldeirão do Samba, transportam o ouvinte ao ambiente rural, à terra.
Capim Seco é formado por:
Michelle Andreazzi (voz)
Gabriel Goulart (violão 7 cordas)
Luiz Lobo (bateria e percussão)
Marcelo Pereira (flauta e flautins)
Aldo César (tuba)
Fábio Costa (clarinente)
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Reis - os violeiros de Palmital
Imagem: Fábio Gonçalves |
Localizado no centro-sul do Estado de São Paulo, Palmital emancipou-se a município em 1920. A região recebeu este nome devido à grande quantidade de palmeiras existentes.
O município abriga o Centro Cultural de Palmital, um projeto arquitetônico do paulistano Ruy Ohtake.
Dentre belezas naturais e uma riqueza cultural de expressivo valor, a festa de Santos Reis é uma tradição da região que se perpetua a mais de 80 anos e é considerada a maior do gênero em todo o país.
Para retratar esta festa, o diretor Mário de Almeida produziu o documentário "Reis - os violeiros de Palmital", lançado em junho de 2013. No documentário, o diretor foca a renovação da viola caipira para a cultura religiosa do município.
Reis - os violeiros de Palmital TEASER from Mário de Almeida on Vimeo.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
O Causo do Dia
Rolandro Boldrin, ator, cantor, compositor e contador de causos, é o apresentador do programa "Sr. Brasil", exibido pela TV Cultura semanalmente aos sábados às 19hs e domingos às 10hs. É uma personalidade que construiu uma trajetória expressiva na difusão da cultura brasileira, sobretudo com relação ao contexto do homem do campo, do caipira.
Nosso ilustre contador de causos apresenta um quadro no programa chamado "O Causo do Dia", no qual é narrada uma situação vivida, fictícia ou real, sempre com bastante irreverência e como um motivo gostoso de celebrar a vida.
Pois bem, selecionei alguns destes causos para alegrarmos nossa semana. Divirtam-se!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Michel Montrond Band
Está chegando o verão e, pelo menos no Rio de Janeiro, o calor já anuncia um período de muito Sol e mar...
Para o carioca o Sol funciona como o termômetro. Em tempos de chuva e frio as pessoas se comportam como se houvesse menos energia, parecendo que o calor é quem dita o ritmo da cidade.
Parece que o mesmo fenômeno ocorre em Cabo Verde, na África. Da mesma forma que no Rio de Janeiro, o clima tropical de Cabo Verde está profundamente associado com a música. Não é à toa que o cantor/compositor cabo-verdiano Michel Montrond é um dos grandes sucessos de lá.
Sua música é quente e dançante, assim como o Samba para o Rio de Janeiro. Assistam!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 17 de novembro de 2013
Geomungo Factory
O mundo oriental nos revela muitas curiosidades. Uma delas é o trabalho do quarteto Geomungo Factory. O grupo é formado por quatro instrumentistas que tocam o "geomungo", um instrumento de cordas tradicional coreano.
Com arranjos e performances inspirados pela cultura ocidental, os músicos apresentam uma concepção original e, para nós ocidentais, um tanto quanto exótica.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
UNIRIO METAIS
Com repertório brasileiríssimo, o Unirio Metais é um quinteto de sopros formado por alunos e professores dos cursos de pós-graduação e extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Formado por Aquiles Moraes (Trompete), Nailson Simões (Trompete), Marco Vilas Boas (Trompa), Everson Moraes (Trombone), Thiago Osório (Tuba), Marcus Thadeu (Percussão) e Naife Simões (Percussão); o conjunto pesquisa e desenvolve repertório de câmara para metais.
Nesta apresentação, realizada em 01/11/2012 no programa Instrumental Finep, os músicos interpretam um repertório composto por obras brasileiras de diferentes épocas e ritmos.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Infinito ao Meu Redor
O documentário "Infinito ao Meu Redor" traz o registro do dia-a-dia da cantora Marisa Monte durante a turnê mundial do espetáculo "Universo Particular". O filme foi lançado em 2008 e ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria "melhor DVD".
O que achei genial quando assisti ao documentário foi a iniciativa de divulgar a rotina de um espetáculo musical deste porte a partir dos bastidores. Não temos a percepção da quantidade de trabalho que uma turnê mundial gera para a equipe envolvida. Em especial, para a nossa diva Marisa Monte, que além de atuar artisticamente também esteve envolvida nas atividades de produção.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Mississipi no Sertão
Através da música podemos experimentar a liberdade de combinar linguagens diferentes e fazer desta combinação sonora o modo com o qual expressamos algumas das vivências mais especiais que tivemos.
Em Mississipi no Sertão, Christiaan Oyens interpreta uma melodia com grande poder emotivo e de inigualável beleza. A música é uma das faixas integrantes do CD "Adeus Paraíso", que, dentre outras, inclui a faixa título com participação de Milton Nascimento.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
O Prédio que Capta a Música das Chuvas
Em Dresden, na Alemanha, o arquiteto Heike Bottcher criou uma inusitada faixada no prédio da rua Kunsthof Passage. Trata-se de uma estrutura tubular, similar aos canos dos instrumentos de sopro, tais como trombones, tubas, trompetes e pistões, que colhe a água da chuva que é captada pelo telhado do edifício.
A estrutura confere à rua uma paisagem mais agradável, além de ter se transformado em um atrativo nos dias chuvosos!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Concerto Nazareth para Violão e Orquestra
Em março deste ano houve a estréia do Concerto Nazareth para violão e orquestra, obra escrita pelo violonista e compositor Paulo Aragão, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto foi executado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), dirigida por Roberto Minczuk, e interpretado por Yamandu Costa (violão solista).
A obra foi concebida como uma homenagem a um de nossos grandes compositores, o pianista Ernesto Nazareth. Dividido em três movimentos, o Concerto Nazareth aborda o diálogo entre as estéticas de Nazareth e outros músicos de sua época. O primeiro movimento foi intitulado "Nazareth e Milhaud", baseado na rítmica do tango brasileiro; o segundo é "Nazareth e Villa", estruturado como uma valsa de salão; e o terceiro e último movimento, "Nazareth e os chorões", é um batuque que remete a contribuição africana para a música brasileira, em especial para o Maxixe, o Lundú, e o próprio Batuque.
Incluí nesta publicação o video do concerto. Apreciem!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
O Violão Carioca | Do Choro à Bossa Nova
No início do século XX, o Choro e o Samba tornaram-se os símbolos da irreverência e malandragem cariocas. Estes gêneros musicais marcaram momentos históricos e se desdobraram em uma infinidade de estilos. Dentre os estilos mais influentes, destaca-se o surgimento da Bossa Nova. De início, o ritmo marcado e a forma intimista eram apenas um novo modo de tocar e cantar, ou seja, uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira.
E para apresentar estes grandes símbolos musicais brasileiros convidamo o compositor e violonista Paulo Aragão. Paulo abordará essas e outras questões no próximo encontro do projeto "O Violão Carioca", no Centro Cultural Justiça Federal.
O encontros são realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além das organizações e instituições parceiras: CIEDS, Colaborativa TI, Comunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Tico Tico no Fubá - História Romanceada da Vida de Zequinha de Abreu
José Gomes de Abreu, conhecido como Zequinha de Abreu, nasceu em 19 de setembro de 1880, em Santa Rita do Passa Quatro/SP. Foi instrumentista, regente e compositor, autor do choro "Tico-tico no Fubá", além de outros sucessos. Zequinha faleceu em 22 de janeiro de 1935, em São Paulo.
Para manter vida a memória deste ilustre músico o filme "Tico Tico no Fubá - História Romanceada da Vida de Zequinha de Abreu", produzido em 1952 por Fernando de Barros e Adolfo Celi aborda a história do compositor que se tornou mundialmente conhecido com a gravação de Tio-tico no Fubá interpretada por Carmen Miranda. O longa contou com um elenco de peso: Anselmo Duarte, Tonia Carreiro, Marisa Prado, Marina Freire Ziembinsky, Modesto de Souza, Francisco de Sá e Abelardo Pinto (Piolin).
Assista o filme na íntegra!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Theremin no Brasil
Esta publicação dá continuidade à série sobre o Theremin - um instrumento musical autêntico. Leia também "Theremin - Um Instrumento Musical Autêntico" e "Theremin - An Electronic Odyssey".
O Theremin, no Brasil, conta com um construtor desde 2006. Trata-se do Reinaldo, técnico em eletrônica e baterista amador que criou a RDS Theremin para atender à demanda nacional sobre o instrumento.
Perguntei-lhe como surgiu o interesse em construir réplicas do theremin?
"Bom, a história que posso contar é que foi algo que começou no final de 2006 como brincadeira. Montei um primeiro theremin de uma antena para ver como era esta "coisa". Gostei tanto que acabei por montar um outro de duas antenas, porém com um circuito instável que ainda só poderia ser usado como brincadeira.
Mesmo assim resolvi anunciá-lo no mercado livre para ver a reação do público brasileiro, já que antes de montar o meu primeiro eu havia procurado um para comprar, obviamente sem sucesso. A reação foi tal que tive que tirar o anuncio do ar já no terceiro dia e resolvi investir no projeto e construção de um modelo profissional.
Em Junho de 2007 terminei o projeto do RDS Theremin, que é um theremin de alta qualidade voltado para o uso profissional. Desde então já foram vendidos mais de 400 unidades em todo Brasil, com satisfação total dos clientes."
A RDS Theremin fabrica atualmente dois modelos do instrumento, o RDS Theremin e o RDS Zep (01 antena).
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Luthier Fernando Bernardo
Tenho publicado periodicamente aqui no blog uma série sobre os construtores brasileiros de instrumentos musicais. Considero estas publicações importantes, pois com elas teremos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho destes artistas que estão a serviço da arte!
Vamos conhecer um pouco sobre o trabalho do luthier Fernando Bernardo, um amante da música que desenvolveu uma linha de instrumentos inovadores, inspirados em três dos mais famosos cartões postais da cidade maravilhosa!
Bernardo trabalha com foco no design dos instrumentos e na pesquisa de novos materiais. Assim, desenvolveu os violões "Arcos da Lapa", "Gávea" e "Corcovado", modelos distintos para atender as expectativas dos músicos profissionais.
Abaixo, segue uma entrevista cedida pelo luthier ao blog "Overdubbing - Música do analógico ao digital". Na entrevista, além de depoimentos do artesão também há videos de performances com os violões.
Acesse também as outras publicações sobre construção e fabricação de instrumentos musicais em: "Lutheria - a arte de construir instrumentos", "Alcides Viola de Cocho" e "Conheça o processo de fabricação dos instrumentos musicais de cordas".
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Noca do Acordeon
Baiano nascido na cidade de Jequié, Noca do Acordeon foi um importante instrumentista. Filho de um sanfoneiro veterano, Noca aprendeu a tocar a sanfona ainda criança.
Sua produção foi expressiva para a música regional de sanfona, lançou ao menos 9 discos interpretando baiões, choros, forró, boleros, tangos, valsas e dobrados. A maior parte de sua obra está acessível apenas por LP´s e é apreciada principalmente pelos amantes do disco.
Disponibilizo abaixo para audição da música "Frevo da Vitória", remasterizado por Abílio Neto.
NOCA DO ACORDEON - FREVO DA VITÓRIA
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 1 de setembro de 2013
O Violão Carioca | Vida e Obra de Nicanor Teixeira
Nicanor representa, para o violão brasileiro, a síntese exata de uma erudição musical aliada à mais pura tradição popular do violão no Brasil. Seu virtuosismo como intérprete lhe permite, seguindo o exemplo de violonistas do quilate de Augustin Barrios e João Pernambuco, uma grande liberdade de criação em seu instrumento.
O músico que nos apresentará a história de vida e a obra deste mestre do violão será Fabrício Eyler. Fabrício é doutorando do Departamento de Letras da PUC-Rio e professor do Centro Universitário IBMR.
O encontros são realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além das organizações e instituições parceiras: CIEDS, Colaborativa TI, Comunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.
Confira abaixo a programação 2013 do Violão Carioca:
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sábado, 31 de agosto de 2013
Na Trilha da Viola Caipira
Tarsila do Amaral - Paisagem com Touro (1925) |
Na Trilha da Viola Caipira é um documentário produzido em 2003 por Elisangela Munhos, Cláudia Carnevalli e Raphael Duprat, para conclusão do curso de jornalismo da PUC-Campinas.
O universo cultural da viola toma dimensões continentais em nosso país, por conta disso o filme aborda a importância da música de viola para a cultura brasileira, bem como peculiaridades e curiosidades sobre o instrumento.
O documentário conta com depoimentos de Ivan Vilela, Vinícius Alves, Antônio Carlos Bicalho, Levi Ramiro, Paulo Freire, Reinaldo Volpato e Marcelo Manzatti.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Acompanhe as Atrações do "Violão Carioca"
www.facebook.com/violaocarioca/ |
Neste ano de 2013 estamos realizando a série de encontros performáticos O Violão Carioca, com o intuito de difundir, gratuitamente, a cultura e as influências que nortearam os
principais compositores e músicos, cariocas ou não, que elegeram o
violão o seu instrumento de criação.
A
programação conta com o total de sete encontros, reunindo
violonistas ativos no cenário musical da cidade. Em cada encontro,
será apresentado um tema da música cultivada no Rio de Janeiro, com
o intuito de explicitar o quanto a cidade inspirou os violonistas e o
quanto seu desenvolvimento cultural está sensivelmente ligado ao violão.
Cada
convidado abordará as histórias, os fatos e os casos
referentes aos temas escolhidos. Os encontros vem sendo realizados uma vez
por mês, até o mês de novembro, na sala de Sessões do Centro Cultural
Justiça Federal.
O projeto conta com o apoio institucional do Centro Cultural Justiça Federal e realização de Bartholomeu Wiese (direção musical), Fábio Neves (coordenação) e Mauro Band (produção executiva).
Acompanhe também as novidades pela página da internet, em: O VIOLÃO CARIOCA
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)