sábado, 24 de março de 2012
Yassir Chediak
Yassir Chediak integra a nova geração de violeiros, mas com um cadinho de novidade: no lançamento de seu CD solo "A Viola e o Mar", ele estreita a relação do instrumento com o litoral.
Isso porque a viola que conhecemos está caracterizada por suas manifestações no interior do Brasil, sempre aquelas associadas às paisagens bucólicas das regiões rurais. E o Yassir lançou esse trabalho aprumado pelos ventos marejantes do litoral.
Historicamente, a viola foi trazida ao Brasil no período de colonização, pelos portugueses. Era o instrumento que os jesuítas utilizavam para catequisar os índios, e que, com o tempo passou a ser fabricada aqui em terras tupiniquins. Há relatos antigos que descrevem que ela era popular em diferentes regiões do país, inclusive no Rio de Janeiro. Mas, o tempo novamente se manifestou e a viola mantém um cordão umbilical com as regiões interioranas, de características rurais e vida mais simples.
Acho que o próprio tempo é o causador dessa situação. Não dá para se sentir deliciado pelo instrumento com a correria das grandes cidades, e aquela agitação, estresse, e tudo mais.
O passo é outro...
O Yassir fez um belo show em 2010, acompanhado pelos músicos Ramon Araújo (violão) e Thadeu Romano (sanfona). Separei os melhores momentos dessa apresentação abaixo.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário