quinta-feira, 29 de março de 2012

Redescubra o Prazer em Ouvir Discos



Hoje em dia a parafernalha digital dita as regras de como fazemos para ter acesso aos benefícios intangíveis por ela disponibilizados. No tocante à música, os meios são vastíssimos!

Assim, com a tecnologia digital, nossa relação com a música se tornou muito íntima, e por vezes até insignificante. Ela está presente em nossas casas, carros, computadores, video-games, celulares e bolsos. E nos acompanha em quase todas as atividades cotidianas: no banho, no restaurante, numa reunião de familiares e amigos, etc...

A facilidade é tamanha, que com ela somos influenciados a gostar do artista X, do grupo Y, e acabamos mesmo induzidos a mudar de certa forma nosso padrão comportamental.

Tudo isso é prático, mas existe também um outro lado:

A música reproduzida por meio analógico (discos de vinil) possui uma característica que nenhum aparelho digital consegue imitar. É uma música que integra o ambiente, mais gostosa de se ouvir. Com essa tecnologia não é preciso aumentar o volume para sentir que a música preenche o espaço. Ela é mais introspectiva, harmoniosa.

O meio analógico conquistou a fidelidade de um público que valoriza isso. Hoje são pessoas de diferentes gerações que praticam a "boa audição" da música, que permitem-se deliciar com a diversidade de gêneros, cantores, instrumentistas, grupos e orquestras. Pessoas que incorporam esse hábito ao seu cotidiano e ganham com isso o tempo que o dinheiro não compra.

Um tempo no qual aflora o prazer e a interação entre ouvinte, música e espaço!

Só no Rio de Janeiro, a quantidade de sebos especializados em vinis e movimentos culturais que associam suas atividades ao disco é incrível. E o mercado não deixou de fornecer equipamentos novos, tais como pick-ups e agulhas. Trata-se aqui não de uma redescoberta, mas de uma constatação da limitação do meio digital.

Assim, espero deixar um ponto para indagação, onde você, leitor, poderá questionar o papel da música no seu cotidiano. Se aceitar uma sugestão, digo que aproveites o melhor da praticidade do meio digital e da qualidade do analógico. Boa audição!




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Nenhum comentário:

Postar um comentário