quarta-feira, 8 de junho de 2011

Instituto Cervantes Promove Ciclo de Aulas Temáticas Sobre o Violão




Amigos, segue programação de interesse a músicos e aficcionados pelo violão, no Rio de Janeiro. Estou trabalhando no ciclo e recomendo a participação, os convidados são de alto nível!


O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro está promovendo um ciclo internacional de aulas temáticas sobre o instrumento musical que possui maior apelo popular entre as culturas da Espanha e Brasil, o violão. A iniciativa visa complementar as atividades da consagrada série musical “Guitarríssimo” e ampliar o intercâmbio cultural entre artistas de ambos os países, e das demais culturas hispano-falantes.

O ciclo conta com direção artística de Bartholomeu Wiese e coordenação de Fábio Neves e compreende três encontros, durante os meses de junho, agosto e outubro de 2011, onde os palestrantes abordarão aspectos históricos, conceituais e estilísticos, além de performances ao instrumento.

Confira abaixo as datas de cada encontro:

  • 27/06/2011 - A Guitarra na Espanha | Sonor Guitar Duo
Sonor Guitar Duo é formado pela musicista Mille Bureau (Dinamarca) e pelo violonista André Figueroa (Brasil), ambos radicados em Barcelona. O duo realiza com freqüência recitais em países europeus e desenvolve repertório de música antiga, barroca, clássica e contemporânea. Para o encontro, apresentarão ao público a cultura do violão em Espanha e seus principais compositores e instrumentistas.

  • 08/08/2011 - A Influência da Cultura Espanhola para o Violão Brasileiro | Bartholomeu Wiese
Concertista e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bartholomeu Wiese (Brasil) apresentará a evolução histórica do violão no Brasil e a fusão da cultura nacional com elementos da estética musical espanhola, além de concatenar o assunto com a tese de doutorado em práticas interpretativas, que desenvolve na UNIRIO.

  • 10/10/2011 - A Riqueza Rítmica da Cultura Latino-Americana através do Violão | Arturo Medina
Compositor e violonista argentino, reside em Madrid há mais de quarenta anos e desenvolveu o conhecimento sobre os ritmos de diferentes culturas latino-americanas relacionadas ao papel musical do violão nas comunidades do México, América Central e América do Sul.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir