quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Manutenção do Instrumentos: Dicas do Violonista Gustavo França




Esse é o terceiro post da série sobre manutenção dos instrumentos musicais.
Já falamos por aqui sobre as melhores formas de se guardar um instrumento em CUIDADOS PARA GUARDAR SEU COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS, e também sobre os cuidados adotados pelo violonista Cyro Delvizio em DEPOIMENTO DO VIOLONISTA CYRO DELVIZIO.

Nesse post contaremos com algumas dicas do violonista e guitarrista Gustavo França!

Gustavo nasceu em Volta Redonda-RJ, e formou-se bacharel em violão pela UFRJ.
Dentre as atividades que desenvolve, participou do I Young Artists in Concert, foi integrante do quinteto Sescontu e é violonista integrante no projeto Vale dos Tambores, de autoria do bandolinista Carlos Henrique Machado Freitas. Com os conjuntos citados realizou a gravação em 3 CD´s diferentes: os Violões da AV-RIO I e II, e o álbum Vale dos Tambores. Também é professor de música, onde dá aulas de violão e guitarra na "Casa de Cultura" da Prefeitura Municipal de Volta Redonda e pela Escola Mais Cultura, do Rio de Janeiro.


1- Gustavo, quais são os cuidados que você adota para conservar seu violão?
Não sou daqueles violonistas obssessivos, então basta-me um bom estojo para protejer e transportar o instrumento, e uma flanela para limpa-lo sempre após o uso. Às vezes limpo também com algum tipo de produto específico para madeira.

2- Na sua opinião, como o violão reage quando exposto às diversas condições de temperatura e umidade?
Não costumo ter problemas com calor e umidade, entretanto, o clima seco de Brasília já me trouxe danos.
Em 2006, quado fui tocar no Clube do Choro com o bandolinista Carlos Henrique Machado, o clima estava bastante seco e ocasionou uma rachadura no fundo do meu violão. A sugestão dada pelos músicos de lá é a de deixar o instrumento no banheiro, com a banheira cheia de água. Não obedeci... (risos)

3- Constatamos que a sonoridade do instrumento é influenciada por fatores externos, tais como umidade e temperatura. A alteração desses fatores te incomoda quando influenciam na sonoridade do instrumento?
Só a temperatura. Sua alteração interfere na afinação do violão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário