segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Mississipi no Sertão
Através da música podemos experimentar a liberdade de combinar linguagens diferentes e fazer desta combinação sonora o modo com o qual expressamos algumas das vivências mais especiais que tivemos.
Em Mississipi no Sertão, Christiaan Oyens interpreta uma melodia com grande poder emotivo e de inigualável beleza. A música é uma das faixas integrantes do CD "Adeus Paraíso", que, dentre outras, inclui a faixa título com participação de Milton Nascimento.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
O Prédio que Capta a Música das Chuvas
Em Dresden, na Alemanha, o arquiteto Heike Bottcher criou uma inusitada faixada no prédio da rua Kunsthof Passage. Trata-se de uma estrutura tubular, similar aos canos dos instrumentos de sopro, tais como trombones, tubas, trompetes e pistões, que colhe a água da chuva que é captada pelo telhado do edifício.
A estrutura confere à rua uma paisagem mais agradável, além de ter se transformado em um atrativo nos dias chuvosos!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Concerto Nazareth para Violão e Orquestra
Em março deste ano houve a estréia do Concerto Nazareth para violão e orquestra, obra escrita pelo violonista e compositor Paulo Aragão, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto foi executado pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), dirigida por Roberto Minczuk, e interpretado por Yamandu Costa (violão solista).
A obra foi concebida como uma homenagem a um de nossos grandes compositores, o pianista Ernesto Nazareth. Dividido em três movimentos, o Concerto Nazareth aborda o diálogo entre as estéticas de Nazareth e outros músicos de sua época. O primeiro movimento foi intitulado "Nazareth e Milhaud", baseado na rítmica do tango brasileiro; o segundo é "Nazareth e Villa", estruturado como uma valsa de salão; e o terceiro e último movimento, "Nazareth e os chorões", é um batuque que remete a contribuição africana para a música brasileira, em especial para o Maxixe, o Lundú, e o próprio Batuque.
Incluí nesta publicação o video do concerto. Apreciem!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
O Violão Carioca | Do Choro à Bossa Nova
No início do século XX, o Choro e o Samba tornaram-se os símbolos da irreverência e malandragem cariocas. Estes gêneros musicais marcaram momentos históricos e se desdobraram em uma infinidade de estilos. Dentre os estilos mais influentes, destaca-se o surgimento da Bossa Nova. De início, o ritmo marcado e a forma intimista eram apenas um novo modo de tocar e cantar, ou seja, uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira.
E para apresentar estes grandes símbolos musicais brasileiros convidamo o compositor e violonista Paulo Aragão. Paulo abordará essas e outras questões no próximo encontro do projeto "O Violão Carioca", no Centro Cultural Justiça Federal.
O encontros são realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além das organizações e instituições parceiras: CIEDS, Colaborativa TI, Comunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Tico Tico no Fubá - História Romanceada da Vida de Zequinha de Abreu
José Gomes de Abreu, conhecido como Zequinha de Abreu, nasceu em 19 de setembro de 1880, em Santa Rita do Passa Quatro/SP. Foi instrumentista, regente e compositor, autor do choro "Tico-tico no Fubá", além de outros sucessos. Zequinha faleceu em 22 de janeiro de 1935, em São Paulo.
Para manter vida a memória deste ilustre músico o filme "Tico Tico no Fubá - História Romanceada da Vida de Zequinha de Abreu", produzido em 1952 por Fernando de Barros e Adolfo Celi aborda a história do compositor que se tornou mundialmente conhecido com a gravação de Tio-tico no Fubá interpretada por Carmen Miranda. O longa contou com um elenco de peso: Anselmo Duarte, Tonia Carreiro, Marisa Prado, Marina Freire Ziembinsky, Modesto de Souza, Francisco de Sá e Abelardo Pinto (Piolin).
Assista o filme na íntegra!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Theremin no Brasil
Esta publicação dá continuidade à série sobre o Theremin - um instrumento musical autêntico. Leia também "Theremin - Um Instrumento Musical Autêntico" e "Theremin - An Electronic Odyssey".
O Theremin, no Brasil, conta com um construtor desde 2006. Trata-se do Reinaldo, técnico em eletrônica e baterista amador que criou a RDS Theremin para atender à demanda nacional sobre o instrumento.
Perguntei-lhe como surgiu o interesse em construir réplicas do theremin?
"Bom, a história que posso contar é que foi algo que começou no final de 2006 como brincadeira. Montei um primeiro theremin de uma antena para ver como era esta "coisa". Gostei tanto que acabei por montar um outro de duas antenas, porém com um circuito instável que ainda só poderia ser usado como brincadeira.
Mesmo assim resolvi anunciá-lo no mercado livre para ver a reação do público brasileiro, já que antes de montar o meu primeiro eu havia procurado um para comprar, obviamente sem sucesso. A reação foi tal que tive que tirar o anuncio do ar já no terceiro dia e resolvi investir no projeto e construção de um modelo profissional.
Em Junho de 2007 terminei o projeto do RDS Theremin, que é um theremin de alta qualidade voltado para o uso profissional. Desde então já foram vendidos mais de 400 unidades em todo Brasil, com satisfação total dos clientes."
A RDS Theremin fabrica atualmente dois modelos do instrumento, o RDS Theremin e o RDS Zep (01 antena).
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)