terça-feira, 17 de setembro de 2013
Luthier Fernando Bernardo
Tenho publicado periodicamente aqui no blog uma série sobre os construtores brasileiros de instrumentos musicais. Considero estas publicações importantes, pois com elas teremos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho destes artistas que estão a serviço da arte!
Vamos conhecer um pouco sobre o trabalho do luthier Fernando Bernardo, um amante da música que desenvolveu uma linha de instrumentos inovadores, inspirados em três dos mais famosos cartões postais da cidade maravilhosa!
Bernardo trabalha com foco no design dos instrumentos e na pesquisa de novos materiais. Assim, desenvolveu os violões "Arcos da Lapa", "Gávea" e "Corcovado", modelos distintos para atender as expectativas dos músicos profissionais.
Abaixo, segue uma entrevista cedida pelo luthier ao blog "Overdubbing - Música do analógico ao digital". Na entrevista, além de depoimentos do artesão também há videos de performances com os violões.
Acesse também as outras publicações sobre construção e fabricação de instrumentos musicais em: "Lutheria - a arte de construir instrumentos", "Alcides Viola de Cocho" e "Conheça o processo de fabricação dos instrumentos musicais de cordas".
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Noca do Acordeon
Baiano nascido na cidade de Jequié, Noca do Acordeon foi um importante instrumentista. Filho de um sanfoneiro veterano, Noca aprendeu a tocar a sanfona ainda criança.
Sua produção foi expressiva para a música regional de sanfona, lançou ao menos 9 discos interpretando baiões, choros, forró, boleros, tangos, valsas e dobrados. A maior parte de sua obra está acessível apenas por LP´s e é apreciada principalmente pelos amantes do disco.
Disponibilizo abaixo para audição da música "Frevo da Vitória", remasterizado por Abílio Neto.
NOCA DO ACORDEON - FREVO DA VITÓRIA
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 1 de setembro de 2013
O Violão Carioca | Vida e Obra de Nicanor Teixeira
Nicanor representa, para o violão brasileiro, a síntese exata de uma erudição musical aliada à mais pura tradição popular do violão no Brasil. Seu virtuosismo como intérprete lhe permite, seguindo o exemplo de violonistas do quilate de Augustin Barrios e João Pernambuco, uma grande liberdade de criação em seu instrumento.
O músico que nos apresentará a história de vida e a obra deste mestre do violão será Fabrício Eyler. Fabrício é doutorando do Departamento de Letras da PUC-Rio e professor do Centro Universitário IBMR.
O encontros são realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além das organizações e instituições parceiras: CIEDS, Colaborativa TI, Comunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.
Confira abaixo a programação 2013 do Violão Carioca:
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)