terça-feira, 7 de maio de 2013

O Violão Carioca | Identidade Musical Carioca e Augustín Barrios



Em julho de 1916, chegou, ao Rio de Janeiro, o violonista e compositor Augustín Barrios Mangoré para uma temporada de concertos em terras tupiniquins. Esta passagem do artista pelo Brasil foi marcante para o desenvolvimento do instrumento e da música brasileira. A amizade que bairros cultivou com outros músicos brasileiros permeou a sua relação com a cidade, fato que mantém vivo um legado inspirador até os dias de hoje. 



A série "O Violão Carioca" foi idealizada para difundir, gratuitamente, a cultura e as influências que nortearam os principais compositores e músicos, cariocas ou não, que elegeram o violão o seu instrumento de criação, no Rio de Janeiro. Em cada encontro, iremos focalizar um tema da música cultivada no Rio de Janeiro, com o intuito de explicitar o quanto a cidade inspirou os violonistas e o quanto ela foi influenciada por eles.

O encontros serão realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além de contar com organizações e instituições parceiras: CIEDSColaborativa TIComunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.


Confira abaixo a programação 2013 do Violão Carioca:





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Nenhum comentário:

Postar um comentário