| Fotografia: Fábio Neves |
Recebi nessa semana o instrumento que encomendei do luthier Fabio Simões: um Kora; uma espécie de harpa rústica muito empregada na música nativa da região do oeste africano.
Venho pesquisando sobre esse instrumento a cerca de um ano. E meu interesse gira em torno do trabalho que faço com o Márcio Valongo, no duo Pinho Brasil.
Espero utilizar o Kora para explorar recursos complementares aos já empregados com os violões de 6 e 8 cordas e com a viola caipira. Isso porque o instrumento oferece uma sonoridade peculiar, relacionada à música modal e assim pode caracterizar novas ambiências para o trabalho do Pinho Brasil.
Para a seleção de repertório do duo, apostamos na contraposição entre recursos musicais dos mais rebuscados e diversos aos minimalistas e cíclicos. Como exemplo de recursos rebuscados, cito os arranjos executados nos violões de 6 e 8 cordas e a beleza dos ponteados extraídos da viola caipira. Assim, a inclusão do Kora abre novas possibilidades para a música minimalista; ele oferece riqueza ao nosso trabalho, pois caracteriza um outro continuum na temporalidade musical explorada na nossa linguagem.
Como isso tudo ainda é uma novidade para mim, separei abaixo um video que exemplifica o processo de incorporação desse instrumento por um músico adaptado à uma cultura e linguagem diferentes. Por sinal, a música é muito tocante!
Stranded Horse | Le Bleu et l'Ether | A Take Away Show from La Blogotheque on Vimeo.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
As fotografias desta publicação de Fábio Neves, foram licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem ser concedidas através de contato direto com o autor em http://www.fabionevesviolao.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário