segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Petr Spatina - O Talento da Harpa de Cristal



Petr Spatina, natural da república tcheca é um músico audacioso. Descobriu o som dos cristais depois do acordeon e do piano, e ficou mundilamente conhecido após participar de uma propaganda da Skoda Auto (fabricante européia de automóveis).

Ele desenvolveu uma técnica peculiar,a partir do uso de 33 copos que soam as notas musicais, de acordo com a quantidade de água que cada um recebe. Um detalhe curioso é que para as filmagens do comercial, Spatina teve ao seu dispôr nada menos que 597 copos de cristal da Schott Zwiesel que figuram entre os mais caros do mundo.

Seu talento é tão fascinante que ouvi gente duvidar que fosse real, afirmando se tratar de algum tipo de montagem de computador. Até poderia ser, mas garanto que não!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 25 de agosto de 2012

KORA - A Minha Harpa Africana

Fotografia: Fábio Neves


Recebi nessa semana o instrumento que encomendei do luthier Fabio Simões: um Kora; uma espécie de harpa rústica muito empregada na música nativa da região do oeste africano.

Venho pesquisando sobre esse instrumento a cerca de um ano. E meu interesse gira em torno do trabalho que faço com o Márcio Valongo, no duo Pinho Brasil.

Espero utilizar o Kora para explorar recursos complementares aos já empregados com os violões de 6 e 8 cordas e com a viola caipira. Isso porque o instrumento oferece uma sonoridade peculiar, relacionada à música modal e assim pode caracterizar novas ambiências para o trabalho do Pinho Brasil.

Para a seleção de repertório do duo, apostamos na contraposição entre recursos musicais dos mais rebuscados e diversos aos minimalistas e cíclicos. Como exemplo de recursos rebuscados, cito os arranjos executados nos violões de 6 e 8 cordas e a beleza dos ponteados extraídos da viola caipira. Assim, a inclusão do Kora abre novas possibilidades para a música minimalista; ele oferece riqueza ao nosso trabalho, pois caracteriza um outro continuum na temporalidade musical explorada na nossa linguagem.

Como isso tudo ainda é uma novidade para mim, separei abaixo um video que exemplifica o processo de incorporação desse instrumento por um músico adaptado à uma cultura e linguagem diferentes. Por sinal, a música é muito tocante!



Stranded Horse | Le Bleu et l'Ether | A Take Away Show from La Blogotheque on Vimeo.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao



Licença Creative Commons
As fotografias desta publicação de Fábio Neves, foram licenciadas com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões adicionais ao âmbito desta licença podem ser concedidas através de contato direto com o autor em http://www.fabionevesviolao.com.br/.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao