quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Moda de Rock
O trabalho idealizado pelos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, intitulado "Moda de Rock", consiste em criar versões dos grandes clássicos do Rock´n Roll para a formação de dupla instrumental de viola caipira.
Os músicos não escondem a influência que grandes bandas de rock como Metallica, Iron Maiden, Led Zeppelin e Jethro Tull exerceram na formação artística de suas carreiras.
Com isso, o Moda de Rock trás uma leitura musical mais branca, mesclando o ambiente da viola com os temas dark e psicodélicos do estilo. Porém, não dispensam evocar a sensação pulsante que a distorção das guitarras de James Hetfield, Jimmy Page e Dave Murray despertam até hoje com suas músicas.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Fernando De La Rua Ao Vivo no Rio de Janeiro
Nascido em Itapeva, São Paulo, Fernando De La Rua construiu uma linguagem própria que associa influências da música brasileira à técnica flamenca de empunhar e fazer cantar a guitarra.
O bandolinista e violonista Marco Ruviaro define a música de De La Rua da seguinte forma: "Quando nos conhecemos, em 2007, o Fernando já trilhava o inusitado percurso do violão 7 cordas flamenco (sim, é isso mesmo que você está lendo). E, não por acaso, este é o ingrediente o mais legal do tocar com o Fernando — ele consegue associar a excelência da técnica flamenca ao violão chorão brasileiro de uma forma tal que as duas coisas parecem naturalmente coerentes, funcionam, se encaixam. Soam.
O que ele faz é incontestavelmente Choro, mas tocado com um vocabulário musical alimentado por outras ramas. Imaginemos um autêntico chorão que tivesse crescido às margens do Guadalquivir; sua essência musical provavelmente seria também qualquer coisa nessa linha." (Trecho originalmente extraído de Noches madrileñas…)
O resultado desse caldeirão de elementos rítmicos, harmônicos e melódicos poderá ser conferido no próximo dia 30/01, data de início das atividades da temporada 2012 da Série Guitarríssimo, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Instituto Cervantes e contará ainda com a participação especialíssima do percussionista Iván Mellén.
A Série Guitarríssimo é realizada no auditório do instituto, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, nº 62, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ. A apresentação terá início às 18:30h e conta com entrada franca e limitada.
Reservas e informações podem ser solicitadas pelo telefone (21) 3554-5910 ou pelo e-mail cultx3rio@cervantes.es.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Gilson Peranzzetta e Murillo Da Rós
No próximo dia 26 de janeiro de 2012, os músicos Gilson Peranzzetta e Murilo Da Rós realizarão um encontro musical no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba.
Recheado com a mistura de sonoridades, o tempero dessa apresentação contará com uma pitada de guitarra flamenca à já conhecida formação de piano e violão, bastante explorada na música instrumental brasileira.
Além da dupla subirão ao palco os músicos Glauco Solter (baixo acústico) e Luciano Madalozzo (percussão), que ao lado de Peranzzetta e Da Rós aquecerão esse caldeirão musical.
Outro ponto forte do show é o local do encontro, o Sesc Paço da Liberdade, um charmoso prédio do início do século XX que após ter sido a sede do gabinete de 42 prefeitos e do Museu Paranaense foi restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc/Senac. A revitalização durou dois anos e contou com o trabalho de restauradores e técnicos especializados, que cuidaram dos detalhes da construção.
O Sesc Paço da Liberdade fica na Praça Generoso Marques, 180 – Centro, Curitiba/PR. Para outras informações o telefone é (41) 3234-4200. A apresentação é às 18h, com entrada gratuita e classificação etária livre.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Sem Limites Para a Criatividade
É impressionante a capacidade adaptativa do ser humano. Esse cara, por exemplo, na falta de uma bateria desenvolveu um instrumento próprio. Genial!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Austrália
Normalmente os filmes épicos produzidos para um público em escala não seguem a rigor a tradição cultural dos povos abordados na trama, mas isso não quer dizer que a produção venha necessariamente perder com isso. A beleza da proposta, nestes casos pode estar nos pequenos detalhes!
É o caso de Austrália, um longa-metragem de 2008 dirigido pelo australiano Baz Luhrmann, que conserva além da exuberante paisagem do continente da Oceania, os traços culturais e sociais da vida no extremo norte da região do Northern Territory do país.
Como disse, é com os pequenos detalhes que nos identificamos no todo. O filme traz uma curiosidade interessante: os nativos da região cultivam o ato de cantar como uma forma de integração com a natureza e acreditam que seus cantos influenciam o curso dos acontecimentos naturais e humanos.
Assim, romance, drama e aventura se desvelam num roteiro que valoriza um marco histórico, e tem na música o elemento unificador que agrega a diferença entre os povos...
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 15 de janeiro de 2012
Especialistas Mapeiam os Diversos Tipos de Viola Brasileira
Foto: Acervo "Um Brasil de Viola" |
O programa Starte da Globo News exibido em 21/12/2010 abordou a Viola Caipira como tema, com destaque para o surgimento do Voa Viola, um festival nacional lançado no mesmo ano.
Com entrevistas de Roberto Corrêa, as história, cultura e simbolismos que fazem parte do imaginário popular de violeiros de todo Brasil são contadas numa prosa descontraída que aponta a mobilização que esses músicos vem empreendendo para manter a viola como um dos instrumentos populares mais íntimos dos brasileiros.
Assim, algumas iniciativas vem dando o que falar. O Voa Viola lançou além do festival uma rede social dedicada a instrumentistas e interessados, que reúne diariamente pessoas de vários cantos do país.
Em paralelo, o projeto Um Brasil de Viola vem complementando o movimento de revitalização dessa cultura com o mapeamento e documentação de instrumentos, afinações, causos, toques e colhendo relatos e depoimentos de violeiros nacionais. Esses são dois grandes projetos que estão ajudando a revelar a diversidade cultural da Viola.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 8 de janeiro de 2012
Antonio Carlos Jobim - Um Homem Iluminado
Esse é o título da biografia escrita por Helena Jobim que narra a vida do nosso saudoso maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Helena é irmã de Tom, e conseguiu transmitir através das palavras toda a cumplicidade e inspiração que só alguém que tem uma ligação de sangue com o músico biografado pode relatar.
O livro, estruturado em forma de romance, foi lançado em 1996 e até hoje possui bastante procura nas livrarias.
A novidade é que o livro será tomado como base a produção de um longa-metragem sobre a vida de Tom Jobim. O longa será dirigido por Nelson Pereira dos Santos, diretor de "Tenda dos Milagres" (1977) e "Memórias do Cárcere" (1984). Fiquemos atentos ao lançamento!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Cacho de Trío
O trabalho musical do Cacho de Trío, um conjunto criado na província de Jujuy na Argentina, desperta interesse por trazer uma linguagem inovadora que soma diferentes vertentes. Esse trabalho alia a técnica erudita do violão a influências das mais diversas, com destaque para as músicas andina, indiana, eletrônica e new age. A base da formação é violão (Fernando Alemán), guitarra/baixo (Jordá Brody) e bateria/percussão (Leandro Alem).
É contagiante descobrir que a essência desse trio é calcada na diversidade. Podemos comprovar isso na fala do líder do grupo, Fernando Alemán, numa entrevista cedida ao site Porto Cultural e ouvindo o repertório do Cacho de Trío. Quem se interessar em conhecer mais sobre o grupo pode acessar a íntegra da entrevista clicando aqui. Deixei abaixo uma seleção com algumas músicas do grupo.
"Eu não posso buscar influências para a minha música de guitarra escutando guitarristas apenas. A mensagem seria somente para aqueles que executam o mesmo código e não uma fusão... Estamos constantemente fazendo de tudo um pouco... Nossos sentimentos, mesmo, se misturam o tempo todo, nunca diminui um para que o outro prepondere e vice-versa. Porque deveríamos sê-lo na música?" Fernando Alemán
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)