Uma das jóias brasileiras ainda não descobertas pelo grande público, Sebastião Barros, nosso saudoso K-Ximbinho, clarinetista e compositor nascido na cidade de Taipu, no Rio Grande do Norte, em 20/01/1917, onde iniciou sua relação com a clarineta ainda cedo.
Relendo sua biografia, recordo que o músico teve uma carreira prestigiosa, reconhecida pelo público especializado e por profissionais da música, mas isso não foi suficiente para gravar seu nome no imaginário popular como o brilhante compositor que foi. Suas músicas são balanceadas por um Q de lirismo típico dos grandes cantores de rádio do século passado, misturado com a ginga das gafieiras comandadas pela Orquestra Tabajara de Severino Araújo e a inegável influência do Blues norte americano.
Selecionei abaixo duas interpretações distintas de obras do músico. A primeira é do grupo paulistano Ó do Borogodó, e a seguinte é do saudoso Paulo Moura.
E para os mais interessados, recomendo a audição dos discos abaixo!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Obrigado pelo post. Precisava mesmo escutar com atenção a ele. E muito bem selecionados os 3 vídeos... o Alê ta interpretando muito lindo... o Proveta nem falar, e o saudoso Paulo Moura também dispensa comentários.
ResponderExcluirVou baixar os discos recomendados e curtir com a minha filhota....
Abração,
Vinicius
Olá Vinicius, vai descobrir muita coisa genial. Espero que curtam aos montes...
ResponderExcluirObrigado pela participação!
Forte abraço,
Fábio.