sexta-feira, 29 de julho de 2011
As Canções Folclóricas de Waldemar Henrique
O pianista e compositor Waldemar Henrique, nascido em Belém/PA, em 15/02/1905, teve sua carreira dedicada a composição de canções com temas relacionados ao folclore amazônico, indígena, nordestino e afro-brasileiro.
Quero destacar aqui a riqueza de sua obra, ainda mais quando se fala de um precursor que valorizava temas praticamente desconhecidos para a sociedade da época (primeira metade do Séc. XX) e mesclava o lirismo da música erudita com a espontaneidade da música popular.
A beleza da música desse belenense está na sensibilidade de unir melodias de relativa simplicidade com letras que reproduzem fielmente os dialétos e sutaques dos diferentes povos que caracterizam a cultura brasileira. Ouvindo suas canções conhecemos estórias e somos levados para diversos cantos do país.
Dentre outros feitos, nosso compositor conquistou projeção internacional e foi o autor da primeira versão musical de "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.
Segue abaixo sete canções compostas pelo maestro, na voz da soprano Isabela Santos.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
domingo, 24 de julho de 2011
Morte Anunciada...
E por fim aconteceu...
O impulso selvagem e avassalador de alguns artistas torna suas vidas intensas e precoces. Amy Winehouse não foi a primeira grande cantora ou instrumentista a trilhar esse caminho de destino anunciado e assim como outros grandes nomes permanecerá viva inspirando muitas gerações de fãs.
Para mim, uma pergunta ainda fica ecoando: Será que o artista realmente precisa se perder como criatura para se encontrar como criador?
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Duo Gilson Peranzzetta e Mauro Senise
Essa é uma bela parceria musical criada a mais de 20 anos. Foi assim que o trabalho e dedicação dos músicos Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, ao longo da carreira do duo, somou quatro álbuns lançados: “UMA PARTE DE NÓS” (1991), “VERA CRUZ” (1993) , “FRENTE A FRENTE” (2003) e “ÊXTASE” (2008).
Selecionei abaixo alguns dos melhores momentos da dupla em palco, confira!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 19 de julho de 2011
A Face Musical de Woody Allen
O cineasta Woody Allen parece compartilhar do mesmo veio artístico que mobiliza algumas das personalidades que enriquecem o imaginário do cinema. A criatividade musical, neste caso, é o que aproxima as experiências do cineasta, com as vividas por Steve Martin e Hugh Laurie. Ambos mantém carreiras musicais em paralelo à produção audiovisual.
Na caso de Allen, que toca clarineta em bares de New York, o Jazz é o caminho para os irreverentes improvisos do astro.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Momentos de K-Ximbinho
Uma das jóias brasileiras ainda não descobertas pelo grande público, Sebastião Barros, nosso saudoso K-Ximbinho, clarinetista e compositor nascido na cidade de Taipu, no Rio Grande do Norte, em 20/01/1917, onde iniciou sua relação com a clarineta ainda cedo.
Relendo sua biografia, recordo que o músico teve uma carreira prestigiosa, reconhecida pelo público especializado e por profissionais da música, mas isso não foi suficiente para gravar seu nome no imaginário popular como o brilhante compositor que foi. Suas músicas são balanceadas por um Q de lirismo típico dos grandes cantores de rádio do século passado, misturado com a ginga das gafieiras comandadas pela Orquestra Tabajara de Severino Araújo e a inegável influência do Blues norte americano.
Selecionei abaixo duas interpretações distintas de obras do músico. A primeira é do grupo paulistano Ó do Borogodó, e a seguinte é do saudoso Paulo Moura.
E para os mais interessados, recomendo a audição dos discos abaixo!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 12 de julho de 2011
Próximo Dia 16/07/11: Série Sala Jazz no Parque Lage
No próximo sábado, o Parque Lage hospedará a apresentação de Cristina Braga e quinteto. O evento, que integra a pauta 2011 da Sala Cecília Meireles, será realizado no espaço por conta das obras de restauração do teatro, que fica localizado na Lapa.
Para a apresentação, a harpista e cantora dividirá palco com os músicos Ricardo Medeiros (contrabaixo), Joca Moraes (bateria de alfaia) e receberá os convidados Jessé Sadoc (trompete) e Arthur Dutra (vibrafone). No repertório estão obras de Tom Jobim, Moacir Santos, Candeia, Hermeto Paschoal e Cartola.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico - Rio de Janeiro/RJ. O evento terá início às 20h, com ingressos a R$ 20,00. Maiores informações pelo telefone (21) 2332-9223.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
sábado, 9 de julho de 2011
Desafinado de Jobim em Violão de 11 Cordas
Estava pesquisando algumas "tags" na internet sobre música e achei uma interpretação curiosa de Desafinado, do nosso maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.
Não consegui identificar o violonista, mas sei que não é brasileiro. O suingue da nossa música dificilmente consegue ser incorporado por músicos estrangeiros. Apesar disso, o video é bom!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
X-Tudo Cultural 2011 | SESI
Em sua segunda edição, a mostra de artes X-Tudo Cultural apresenta, entre os dias 13 a 30 de julho de 2011, uma programação diversificada com os destaques e revelações da produção cultural da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Brasil. O projeto está sendo preparada com bastante expectativa, pois em 2010 a mostra atendeu um público total de 4.000 pessoas beneficiadas. Nessa edição, entre espetáculos de Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Artes Plásticas destaco a participação musical do conjunto Violões da UFRJ.
O grupo, já bastante divulgado por aqui, apresentará repertório baseado em ritmos brasileiros, que será enriquecido com alguns clássicos do repertório latino para o violão. Além disso, o grupo preparou para esse espetáculo algumas músicas que terão a participação especialíssima dos percussionistas William Fabireza, Fabiana Regina e Laila Silva, professores da Escola de Música da Associação dos Compositores da Baixada Fluminense.
Essa parceria disfrutada entre o conjunto e a escola da AMC é fruto de um trabalho empreendido em 2007, quando alguns integrantes do grupo foram contemplados com bolsas de extensão para efetivar o intercâmbio entre a universidade e a comunidade de São João de Meriti.
Vale o destaque também para as apresentações de Rita Ribeiro e Leo Jaime, além das demais atividades artísticas integrantes do projeto.
Foto: Márcia Carnaval |
O conjunto Violões da UFRJ se apresentará no dia 27/07/2011, às 19:00h, no Teatro SESI do Rio de Janeiro. O endereço é Avenida Graça Aranha, nº 1, Centro - Rio de Janeiro/RJ. As atrações são gratuitas e possuem classificação etária livre, e os ingressos são distribuidos com uma hora de antecedencia para cada evento.
Maiores informações pelos contatos:
Telefone: (21) 2563-4638
E-mail: cultura.arte@firjan.org.br
Assista abaixo os melhores momentos do X-Tudo Cultural Carioca 2010.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Roda de Choro em Homenagem a Chico Mário no Bip Bip
Imagem: Roberto Bastos |
À partir do próximo dia 12/07/2011, as noites de terça-feira em Copacabana serão aclimatadas pela roda de choro liderada pelo pianista Marcos Souza.
Marcos, que voltou recentemente ao Brasil, já organizava o encontro em Roterdã, na Holanda. Aqui no Brasil participarão os músicos Sergio Prata (cavaquinho), Pratinha (violão) e Agenor do Pandeiro (pandeiro), além de convidados especiais!
O repertório dos chorões é seleto e terá músicas do irmão caçula do Henfil e do Betinho, conhecido carinhosamente como Chico Mário; além de clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, João Pernambuco, entre outros.
O Bip Bip é um estabelecimento com mais de 40 anos e se tornou um dos melhores e mais tradicionais redutos de samba e choro da cidade maravilhosa. Lá se reunem músicos profissionais e amadores, sempre prestigiados por um público acalourado e receptivo. Afredo, o dono do bar, é um grande apreciador musical que não hesita em chamar a atenção dos frequentadores que estiverem falando alto ou prejudicando o andamento da roda.
O encontro acontecerá toda a terça-feira, das 20:30 às 23:30h, e o bar fica na Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana - Rio de Janeiro. O telefone de contato do estabelecimento é (21) 2267-9696.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 5 de julho de 2011
Guitarra Córdoba Festival
Inicia hoje, dia 05/07/2011, a 31ª edição do Festival de La Guitarra de Córdoba. Este é um dos festivais internacionais mais populares e vem mantendo grande credibilidade acerca da música produzida por artistas tradicionais e de vanguarda.
Estive conferindo a programação da edição 2011 do festival e tive uma surpresa! Uma das atrações é o grupo formado a partir do movimento Playing For Change. Já publiquei sobre esse trabalho numa edição anterior.
Voltando ao festival, é uma reunião de grandes artistas e diferentes linguagens musicais feitas com "La Guitarra". É um evento imperdível!
Selecionei abaixo quatro artistas durante apresentações em edições anteriores do festival. Procurei evidenciar algumas das linguagens musicais que são o grande barato do encontro. Confira abaixo!
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Bartholomeu Wiese em Encontro Gratuito no Instituto Cervantes
Dando sequência às palestras/aulas da Série Guitarríssimo promovidas pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, no dia 08/08/2011 às 19:00h, o violonista e professor da Escola de Música da UFRJ, Bartholomeu Wiese, irá ministrar o encontro temático sobre "A Influência da Cultura Espanhola para o Violão Brasileiro".
Bartholomeu é um músico de intensa atuação, internacionalmente reconhecido por integrar o conjunto Galo Preto, grupo de choro que completou 35 anos em 2010, e por ter participado da premiada Orquestra de Cordas Brasileiras.
Além das atividades citadas, o músico também forma duos com o bandolinista Afonso Machado, o percussionista Luiz D´Anunciação e com a flautista Andrea Ernest Dias, e já se apresentou em diversos países, dentre México, Argentina, Finlândia, Suécia, Noruega, França, Suíça, Portugal, Espanha, Estônia e Polônia. Atualmente é o diretor musical do conjunto Violões da UFRJ e cursa o doutorado em Teoria e Práticas Interpretativas na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).
O encontro, idealizado para beneficiar tanto alunos e músicos profissionais quanto apreciadores e entusiastas, abordará a história do violão na música brasileira e a influência da música espanhola na cultura nacional, ressaltando suas principais transformações e a criatividade de nossos principais artistas.
Assista abaixo o video com performance do violonista..
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)