quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Amusia: A Incapacidade de Ouvir Música
Estou lendo um livro do pesquisador Oliver Sacks, que traz relatos sobre as relações anormais entre a música e o cérebro. No livro "Alucinações Musicais - Relatos Sobre a Música e o Cérebro" o autor cita diversos relatos verídicos de pacientes que são incapazes de ouvir e compreender música tal como as pessoas normais.
Essa incapacidade é uma deficiência congênita ou adquirida, denominada AMUSIA.
Em muitos casos a deficiência se manifesta sobre a capacidade de entendimento do indivíduo sobre os tons e ritmos musicais. Nos relatos do doutor Sacks, a doença não limita a capacidade da fala e audição de sons normais e ruídos, tais como buzina, som das ondas do mar, motor de veículo, palmas, etc... Mas age somente sobre os padrões musicais: os tons, o ritmo, ou ambos.
Existe ainda a amusia induzida, que ocorre com pacientes que sofreram implantes cocleares. Nesse caso, o paciente é submetido à remoção das 3.500 células ciliadas de um ouvido normal a serem substituídas por 16 ou 24 eletrodos. Tal substituição limita sensivelmente a percepção das frequências sonoras musicais, embora seja suficiente para a percepção da frequência vocal. Porém, a capacidade dos eletrodos pode ser elevada com a incorporação de uma programação eletrônica com eletrodos virtuais, que elevama a capacidade para o equivalente a 121 eletrodos.
Alguns sintomas manifestados por quem sofre de amusia e outros males correlatos são: delírios gerados pela atividade cerebral (audição incessante de música); percepção de musica como desagradáveis ruídos; inaudição musical; ausência de resposta à estímulos musicais.
Mais comentários sobre a publicação em:
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ainda bem que eu ñ tenho isso!
ResponderExcluirPois é. É mais grave do que ficar surdo completamente..!
ResponderExcluirAliás, é melhor ser surdo...
ResponderExcluir