Como homenagem à memória do professor e violonista Henrique Pinto, faço minhas as palavras do violonista Geraldo Vianna (http://www.geraldovianna.com.br/), em texto divulgada por e-mail na última quinta-feira, dia 28/10/10.
A biografia de Henrique Pinto pode ser acessada em:
Henrique Pinto - Uma Vida ao Violão
"Caros amigos,
Quanto se pode fazer em uma vida? Talvez seja esse o dilema de todos os artistas. O tempo presente como um fator preponderante no dia a dia da criação e do estudo, nos leva um bom período de nossa existência e nos exige renúncia a várias coisas também importantes. Para a música e o estudo de um instrumento, por exemplo, não há dia, horário, nem prevalecem as barreiras de idade, sexo, raça... Há somente a promessa de um caminho incerto dirigido pelo sonho, de acordo com o grau de interesse e intensidade do sonhador.
Quando nos iniciamos em um instrumento avançamos sinais, burlamos regras, e, como crianças, nos lambuzamos com o doce e tentador prazer que a música nos dá. Com o passar do tempo, na medida em que avançamos, tudo começa a ocupar seu devido e verdadeiro lugar. As únicas coisas que se mantêm em nossa mente são as pequenas lembranças que jamais abandonam o sótão de nossa alma.
Ao saber da morte de Henrique Pinto, me veio um emaranhado de pensamentos e dúvidas. Não o conheci pessoalmente, mas sempre soube de sua importância.
Como todo estudante de violão, passei por seus livros didáticos, transcrições e, de longe, ouvi histórias sobre sua carreira na área do ensino.
Apesar da tristeza que nos traz a perda daqueles que julgamos pertencerem ao nosso meio, foi envolvido pelas dúvidas acerca de um tema delicado como a morte, que me veio a certeza da imortalidade. O que fazemos e professamos em nossa vida funciona como uma semente lançada no solo de nossos contemporâneos que, quando regada e adubada, brota, cresce e floresce em nossas vidas. Assim vejo, agora, o papel de Henrique Pinto e tantos outros que nos ensinaram e mostraram caminhos: a manifestação do Universo. Um em Diversos.
Felicidades para todos. Viva Henrique Pinto!
Geraldo Vianna"