domingo, 8 de setembro de 2019

João Pernambuco, de Jatobá para o Rio de Janeiro



Mais conhecido como João Pernambuco, João Teixeira Guimarães é considerado por muitos não apenas um dos maiores nomes do violão brasileiro, mas também um dos responsáveis pela formação e consolidação de um gênero, que veio a se chamar ao longo do tempo de Música Popular Brasileira. João Pernambuco viveu em uma época extremamente rica, quando nossa cultura estava se cristalizando e formando as suas bases.

João Pernambuco participou dos grupos mais expressivos do seu tempo. Foi o fundador do “Grupo Caxangá” que fez enorme sucesso nos carnavais de 1914 a 1919. Os músicos vestiam-se como sertanejos nordestinos e tocavam suas cantigas em instrumentos típicos. Além de João Pernambuco, o grupo contava com músicos como Pixinguinha e Donga. Posteriormente passou a integrar o famoso conjunto “Os Oito Batutas” que fez algumas excursões pela Europa divulgando a música brasileira, em especial o Choro.

Nessa postagem incluímos as gravações feitas pelo Turunas Cariocas, grupo formado pelos músicos Laura Zandonadi (voz), Paulinho Ramos (bandolim), Fábio Neves (violão e viola caipira) e Leo Fernandes (violão de 7 cordas), que se dedica a difundir a obra e a memória deste ilustre personagem da música brasileira.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 7 de setembro de 2019

Luthiers - mãos que soam a vida



O documentário da TV Brasil, Luthiers - mãos que soam a vida, aborda o ofício destes especialistas que são artífices exímios, tão importantes para a vida do músico instrumentista. Mãos que soam a vida foi produzido em três episódios, abordando a arte de construtores de instrumentos musicais; de cordas friccionadas, de cordas dedilhadas e de instrumentos de percussão.

Os filmes contam com depoimentos de importantes luthiers brasileiros e de músicos profissionais, que são intercalados com performances musicais em instrumentos construídos pelos artífices homenageados. Com roteiro e direção de Marina Barreto e Poliana Guimarães, o documentário lança um olhar poético e apaixonado sobre o lindo mundo dos construtores de instrumentos musicais.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao