quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Carles Trepat



Carles Trepat é um violonista espanhol reconhecido por suas interpretações de clássicos da música espanhola. Aclamado internacionalmente, o violonista acumula importantes prêmios e exímias performances em recitais e encontros violonísticos.

No vídeo desta publicação Carles utiliza um violão assinado pelo renomado luthier Antonio Torres, construído em 1892, e apresenta um repertório seleto contendo algumas das obras mais marcantes da guitarra clássica espanhola. Aprecie sem moderação!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

"The 5 Browns" e os pianos Steinway & Sons



Um dos principais fabricantes de pianos, a Steinway & Sons, encontrou um jeito inusitado de propagar sua marca e promover sua linha de produtos.

A empresa mantém a produção de um canal de conteúdo na internet com performances de renomados instrumentistas tocando em seus pianos. E o assunto desta publicação é um destes vídeos, em especial.

Trata-se de uma performance que reúne cinco irmãos pianistas, todos ex-alunos da Julliard School of Music, em Nova York, executando o arranjo de Greg Anderson para a música “Sleigh Ride”, composta por Leroy Anderson.

Os irmãos Deondra, Desirae, Gregory, Melody e Ryan executam com maestria esse tema, que contagia e emociona, o qual podemos conferir no vídeo abaixo.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 26 de outubro de 2019

Os 11 Estudos para Viola Brasileira de Reinaldo Toledo



No campo dos estudos para o desenvolvimento técnico e sensível do instrumentista musical é muito comum nos depararmos com músicas elaboradas com a finalidade de potencializar o domínio dos recursos e características do estudante, no instrumento.

E assim, a novidade nesta publicação é a série de 11 Estudos para Viola Brasileira, uma obra artística e didática que nasceu para suprir a necessidade pela qual Reinaldo Toledo sentia ao incentivar os seus alunos a desenvolverem técnica motora e musicalidade de forma simultânea.

Segundo Reinaldo, a série de estudos é recomendada para estudantes que queiram aprimorar-se através do estudo por partitura e que toquem na afinação cebolão em ré e rio abaixo em sol. Através das composições trabalha-se várias ferramentas/elementos e técnicas musicais característicos do instrumento.

Agora, se você pensa que os estudos não são músicas feitas para serem ouvidas, está enganado! Muitos estudos conservam a beleza musical e são interpretados em concertos tanto no Brasil quanto no exterior.
Aprecie os 11 estudos de Reinaldo Toledo, interpretados pelo próprio autor no vídeo abaixo.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 8 de setembro de 2019

João Pernambuco, de Jatobá para o Rio de Janeiro



Mais conhecido como João Pernambuco, João Teixeira Guimarães é considerado por muitos não apenas um dos maiores nomes do violão brasileiro, mas também um dos responsáveis pela formação e consolidação de um gênero, que veio a se chamar ao longo do tempo de Música Popular Brasileira. João Pernambuco viveu em uma época extremamente rica, quando nossa cultura estava se cristalizando e formando as suas bases.

João Pernambuco participou dos grupos mais expressivos do seu tempo. Foi o fundador do “Grupo Caxangá” que fez enorme sucesso nos carnavais de 1914 a 1919. Os músicos vestiam-se como sertanejos nordestinos e tocavam suas cantigas em instrumentos típicos. Além de João Pernambuco, o grupo contava com músicos como Pixinguinha e Donga. Posteriormente passou a integrar o famoso conjunto “Os Oito Batutas” que fez algumas excursões pela Europa divulgando a música brasileira, em especial o Choro.

Nessa postagem incluímos as gravações feitas pelo Turunas Cariocas, grupo formado pelos músicos Laura Zandonadi (voz), Paulinho Ramos (bandolim), Fábio Neves (violão e viola caipira) e Leo Fernandes (violão de 7 cordas), que se dedica a difundir a obra e a memória deste ilustre personagem da música brasileira.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 7 de setembro de 2019

Luthiers - mãos que soam a vida



O documentário da TV Brasil, Luthiers - mãos que soam a vida, aborda o ofício destes especialistas que são artífices exímios, tão importantes para a vida do músico instrumentista. Mãos que soam a vida foi produzido em três episódios, abordando a arte de construtores de instrumentos musicais; de cordas friccionadas, de cordas dedilhadas e de instrumentos de percussão.

Os filmes contam com depoimentos de importantes luthiers brasileiros e de músicos profissionais, que são intercalados com performances musicais em instrumentos construídos pelos artífices homenageados. Com roteiro e direção de Marina Barreto e Poliana Guimarães, o documentário lança um olhar poético e apaixonado sobre o lindo mundo dos construtores de instrumentos musicais.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 24 de março de 2019

A Música Mundial a um Clique de Distância



Ter acesso a todo tipo de conteúdo musical se tornou algo extremamente fácil na era da internet. A um clique de distância podemos descobrir novos artistas e músicas de qualquer canto do mundo. Basta navegar nas páginas especializadas, que objetivam a divulgação deste vasto conteúdo musical.

E é nessa realidade que também me incluo. Tenho distribuído minhas músicas e gravações pelas plataformas mais populares, dentre elas Youtube, Vimeo, Daily Motion e Soundcloud, por exemplo. Trata-se de um trabalho estratégico onde o foco é sempre encontrar o nicho de público que quer ouvir o que se tem para mostrar.





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Noites Brasileiras, por Gabriela Kozyra


A cantora polonesa Gabriela Kozyra lançou seu novo álbum musical "Noites Brasileiras", homenageando Guinga e Vidal Assis. Este álbum explicita a admiração que a artista cultiva pela música brasileira e pelos músicos de nossa terrinha.

A realização do projeto é fruto de uma campanha de financiamento colaborativo, e do apoio e colaboração de uma lista seleta de feras da música brasileira.

Com direção artística de Luiz Barcelos, "Noites Brasileiras" é uma bela impressão do Brasil sob a ótica de Gabriela.


* Clique aqui e acesse a crítica do colunista Mauro Ferreira sobre o trabalho da intérprete.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 5 de janeiro de 2019

A Valsa Vienense



Este gênero musical marcou época e é cultivado a alguns séculos. A valsa teve sua origem na Áustria e na Alemanha e caracteriza-se por uma música requintada que era apreciada pelas classes mais abastadas daquela sociedade.

É uma música elegante, capaz de nos envolver por sua sutileza e requinte. Por tratar-se de uma música dançante a valsa era o ápice dos grandes eventos sociais, os bailes.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Hang Massive



Esta dupla confere uma sonoridade bem calorosa ao "hang drum", instrumento que é muito associado à música terapêutica e meditativa.

Eu gosto dos músicos do Hang Massive pois conduzem o timbre etéreo e celestial do hang para executar músicas com personalidade e atitude. É um bom conteúdo musical para se ouvir em diversas ocasiões do dia.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao