quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Fábio Neves em Pinho Brasil Tiny Sessions

Créditos: Lu Vilela


Fábio Neves é um instrumentista que se especializou em instrumentos de cordas, tais como o violão e a viola brasileira. Na série Pinho Brasil Tiny Sessions o artista compartilha a sua sensibilidade e as suas criações musicais do forma introspectiva.

O artista vem aprofundando o seu trabalho de forma original. Para além dos instrumentos que o acompanham desde o início de sua carreira, Fábio vem buscando novos recursos e possibilidades sonoras. É o caso, por exemplo, da sua composição "Jardins", composto e executada no hang.

Confira abaixo o trabalho do artista.






Os vídeos acima fazem parte da série Pinho Brasil Tiny Sessions. Na série, buscamos divulgar a criação musical de artistas com relevante expressão cultural na música brasileira. Os primeiros episódios também contam com performances de Claudia Usai e Max Kühn, Dhenni Santos e Gustavo Ballesteros, e participações de Adriano Carvalho, Léo de Freitas, Marcelo Coutinho e Timóteo Costa.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

A era dos multi-instrumentos



Com o avanço tecnológico estamos chegando na era dos multi-instrumentos. Alguns recursos similares aos desenvolvidos pela Roli permitem que as sonoridades peculiares de determinados instrumentos possam ser fielmente reproduzidas em outros instrumentos de características bem distintas.

No caso da Roli, foram adicionados à tradicional estrutura de teclas recursos que permitem expressividade, vibrato e arrastes. Artifícios que originalmente não fazem parte do tradicional instrumento de teclas.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Gustavo Ballesteros em Pinho Brasil Tiny Sessions



Passeando por diferentes vertentes Gustavo Ballesteros traz a música guardada no peito. Na série Pinho Brasil Tiny Sessions o artista compartilha a sua sensibilidade com outros grandes músicos, Marcelo Coutinho, Adriano Carvalho e Timóteo Costa.

A obra musical de Gustavo vem lhe trazendo reconhecimento internacional. Recentemente, o pianista e compositor foi premiado no Independent Music Awards 2018, categoria "Música Instrumental", conquistando o resultado tanto por voto popular quanto pela escolha do júri.

Confira abaixo o trabalho do artista.






Os vídeos acima fazem parte da série Pinho Brasil Tiny Sessions. Na série, buscamos divulgar a criação musical de artistas com relevante expressão cultural na música brasileira. Os primeiros episódios também contam com performances de Claudia Usai e Max Kühn, Dhenni Santos e Fábio Neves, e participações de Adriano Carvalho, Léo de Freitas, Marcelo Coutinho e Timóteo Costa.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Novos Caminhos entre a Música e a Dança



A estreita relação entre a música e a dança não é uma novidade. No entanto, o encontro entre o lirismo de Yo Yo Ma e os sutis movimentos de Lil Buck é algo para se apreciar com bastante atenção.

Este encontro entre o dançarino e um dos músicos mais respeitados internacionalmente arranca suspiros e emociona, baseando-se no contraste e nas nuances musicais. Não há palavras que expressem isso melhor do que a própria performance dos artistas.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Claudia Usai e Max Kühn em Pinho Brasil Tiny Sessions



Atitude e energia canalizadas para a música de protesto! Ou não seria para nos alertar sobre o quanto as coisas estão fora da ordem?

As canções e performances desta dupla sustentam o grito que não queremos calar. E há um misto de delicadeza e sobriedade nisso tudo. É assim que Claudia Usai e Max Kühn abordam através da música o seu desejo por dias melhores que ainda hão de vir.







Os vídeos da dupla fazem parte da série Pinho Brasil Tiny Sessions. Na série, buscamos divulgar a criação musical de artistas com relevante expressão cultural na música brasileira. Os primeiros episódios também contam com performances de Dhenni Santos, Fábio Neves, e Gustavo Ballesteros; e participações de Adriano Carvalho, Léo de Freitas, Marcelo Coutinho e Timóteo Costa.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Renato Andrade



Relembrar a arte de Renato Andrade no ponteado da viola e nos "causos" contados com maestria nos faz lembrar que a música participa de um contexto maior. Renato nos fez perceber que a sua música traz o tempero certo para a sensibilidade humana e para as relações entre as pessoas.

Me lembro de assistir Renato pela televisão, eu ainda criança. Eu ficava admirado com o seu sorriso toda vez que punha a viola para cantar. E a violinha cantava tão bonito; não tinha gente capaz de resistir ao feitiço dessa sonoridade.

Que tal reviver um pouco desta arte novamente?






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 31 de julho de 2018

Dhenni Santos em Pinho Brasil Tiny Sessions

Crédito: Gabi Garcez


Essas são as brilhantes performances de Dhenni Santos, acompanhado por Léo de Freitas ao piano, para as gravações da série Pinho Brasil Tiny Sessions. Com as canções Clareou (Serginho Meriti/Rodrigo Leite) e Desordem (Sergio Britto/Marcelo Fromer/Charles Gavin), Dhenni nos traz a reflexão sobre a inquietação causada pelo descompasso entre as evoluções da tecnologia e das relações humanas. Este é tema principal do novo espetáculo do artista, intitulado "Tempos Quase Modernos".

Pinho Brasil Tiny Sessions é uma série que traz a criação musical de artistas com relevante expressão cultural na música brasileira. Os primeiros episódios contam com performances de Claudia Usai e Max Kühn, Dhenni Santos, Fábio Neves, e Gustavo Ballesteros. Contam ainda com as participações especiais de Adriano Carvalho, Léo de Freitas, Marcelo Coutinho e Timóteo Costa.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 2 de junho de 2018

O Bendegó por Fábio Neves



O violeiro Fábio Neves interpreta sua adaptação para "O Bendegó", música de Abdon Milanez composta originalmente para piano solo.

O Bendegó é uma obra simbólica para o trabalho do músico. Faz parte de uma seleção levantada a partir de pesquisa sobre autores brasileiros/radicados no Brasil, e obras musicais do século XIX, época em que o país vivia sob o regime imperialista.

A palavra "bendegó" pode ser entendida como um sinônimo de "prodigioso".

Fato curioso é que no período o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como a cidade dos pianos, visto que quase todos os estabelecimentos residenciais e comerciais da cidade possuiam um.

Esta gravação foi realizada em 24 de novembro de 2017 como participação do músico no programa EducAção apresentado por Daniela Lobo na TV Alerj. Para conferir o programa na íntegra clique aqui.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Playlist Pinho Brasil



A Pinho Brasil Projetos marca a sua atuação em produção e difusão de conteúdo musical com a criação da "Playlist Pinho Brasil". Trata-se de uma seleção de obras musicais com artistas residentes no Rio de Janeiro, todos talentosos e donos de belas vozes e interpretações.

Alguns dos artistas/conjuntos da playlist são originais da produtora, em destaque os trabalhos com o músicos Fábio Neves. Os demais são artistas com os quais temos trabalhado com bastante prazer.

Acesse a nossa playlist, ouça com atenção e conheça um pouco mais do nosso universo musical!

Playlist Pinho Brasil




Para outras informações sobre o nosso trabalho acesse:
www.facebook.com/pinhobrasilprojetos
projetos.pinhobrasil@gmail.com




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 27 de maio de 2018

Remo Usai - Um músico para o cinema



Este é o documentário dirigido por Bernardo Uzeda que registra a vida e carreira de um dos principais compositores brasileiros para cinema e TV. Remo Usai, nascido em 1938, compôs mais de 120 trilhas, entre longas de ficção e documentários.

Remo estudou música e composição de trilhas sonoras no curso de cinema da Universidade da Califórnia do Sul, nos EUA, onde foi aluno do maestro Miklós Rosza. Dentre algumas das trilhas feitas por ele destacam-se Assalto ao trem pagador (Roberto Farias - 1962) e Boca de ouro (Nelson Pereira dos Santos - 1962).


Remo Usai - Um Músico Para O Cinema from Bernardo Uzeda on Vimeo.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Toumani Diabaté's Symmetric Orchestra



A música do continente africano possui uma riqueza em sua diversidade comparável ao que notamos aqui no Brasil. Cada forma de expressão no continente é única e está diretamente atrelada a costumes, comportamentos e especificidades culturais e místicas de cada região.

No Mali, o filho de um dos mais notáveis instrumentistas de Kora (espécie de harpa africana) é Toumani Diabaté, quem seguiu o ofício do pai e hoje também é um dos músicos mais requisitados com relação à arte no instrumento.

Toumani segue carreira gravando e tocando com diferentes músicos ao redor do mundo, e aqui mostra um pouco da excência de sua música acompanhado de sua banda. Excelente trabalho, aprecie o show na íntegra!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O que há no Brasil Império?



Histórias, fatos, costumes e música são os assuntos desta entrevista realizada por Fábio Neves, Elvira Menezes e Nicolly da Silva Barbosa para o programa EducAção, da TV Alerj. Na entrevista, o time de convidados fala sobre o período imperial brasileiro, a vida na cidade do Rio de Janeiro, e o que se pode conferir nos dias atuais sobre a época.

Num bate papo descontraído temos a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa história e com isso entender um pouco melhor os rumos que são apontados para o futuro.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Se faltarem palavras para exprimir os seus sentimentos, dance!



Pina Bausch foi uma das mais importantes artistas de artes cênicas da contemporaneidade. Criou coreografias que exprimem os sofrimentos, angústias e aspirações humanas. Algumas de suas coreografias se eternizaram e se transformaram em um canal para evidenciar conflitos humanos.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 28 de janeiro de 2018

As Marias Cantadas por Milton Nascimento



Este documentário lança um olhar sobre a vida de diferentes Marias, Brasil afora.
Como o contexto sócio-político impactou a história de vida de cada uma delas, e como elas conquistaram autonomia e igualdade de direitos?

Trata-se de um retrato real sobre a vida da mulher no Brasil que nos ajudará a refletir sobre a diferença de gêneros, o mundo que queremos construir, e sobretudo, o preconceito e agressão que não admitimos mais.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 20 de janeiro de 2018

The Art of Brazilian Music


Tão prazeroso como tocar uma música é se envolver em sua história.

Nesta gravação Tuninho e eu escolhemos uma música que aos poucos foi se desvelando pra gente. Começou com um trabalho de pesquisa de repertório pelo qual havia a intenção de escolher melodias de compositores brasileiros para serem executadas no formato instrumental de cítara indiana e violão 7 cordas.

Dentre as músicas que experimentamos achamos "Agora Vai", composta por Marcos Souza, Queca Vieira, Marcello Lessa, Paulo Heleno e pelo sociólogo Betinho (Herbert de Sousa).

Segundo Marcos, a música nasceu em uma noite na casa do Betinho, onde o grupo estava reunido. O tema da melodia foi sugerido pelo próprio Betinho ao violão, que o compôs em lembrança ao seu período de exílio fora do Brasil (primeira parte da melodia) e no momento do seu regresso ao país (segunda parte da melodia).

Por fim, a gravação foi efetuada em março/2017 através da 4ª edição do Projeto Estúdio Carioca, uma iniciativa do Centro Municipal da Música Carioca Artur da Távola, edição na qual fomos contemplados.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

As Luas de Marte - Luiz Brasil



"É uma pequena síntese de uma história de amor enorme, que começou cantarolando ao dar banho em minha filha Beatriz no seu primeiro aninho de vida, e que vem conquistando e agrupando pessoas incríveis à sua volta." (Luiz Brasil)


Assim, Luas de Marte nasceu de uma bela história. Toda as vezes que Luiz dava banho em sua filha recém nascida, Beatriz, ele deixava um gravador registrando as cantigas nas quais cantava para ela no momento do banho. E algumas dessas cantigas se transformaram nas músicas que foram incluídas no álbum.

Em seguida, com base em desenhos e histórias fantasiadas pela Bia (Beatriz), as letras foram criadas por Manu Lafer e os desenhos foram incluídos na arte visual do álbum.

Assistam ao making off e se apaixone. O projeto é maravilhoso!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Tour Império Musical


Tour Império Musical é um programa de turismo cultural que leva ao público da cidade do Rio de Janeiro e visitantes a experiência de saborear as delícias, a música, a arquitetura e a vida da cidade maravilhosa durante o segundo reinado (segunda metade do século XIX).

Os interessados podem participar do evento confirmando sua reserva pelo contato do projeto.


O Tour
Uma proposta turística e musical das empresas 
Joy Rio e Pinho Brasil, em parceria com a Confeitaria Colombo. O passeio oferece ao carioca uma nova opção para as manhãs de sábado. O ponto de encontro é a Confeitaria Colombo, onde o grupo saboreia um delicioso Buffet de café da manhã e encaminha-se a uma sala reservada onde são recebidos com um espetáculo de música com canções da época do império. Após a apresentação é realizado um passeio guiado pelo centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.

Esta é uma oportunidade de olhar a Cidade Maravilha sob a ótica imperial. Poucos sabem que muitos prédios do centro do Rio de Janeiro são imperiais. A intenção é proporcionar uma vivencia histórica e interativa recheada de curiosidades que não estão nos livros escolares. É saborear as delícias da confeitaria mais famosa da cidade e a possibilidade de conhecer a música imperial de maneira lúdica e surpreendente. Um programa para a família toda e também para grupos de amigos.


Roteiro
8:50h – Encontro na Porta da Confeitaria Colombo

9:00h – Inicio do Café da Manhã

09:50h – Deslocamento do grupo até o Espaço Memória

10:00h – Inicio do espetáculo musical

11:00h – Saída para o passeio guiado

12:30h – Fim do programa – Palácio Tiradentes


Serviço
Tour Império Musical

Edições em 2018 (datas): 13/01, 03/03, 10/03, 12/05 e 14/07

Ponto de encontro: Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32, Centro

Número mínimo por saída: 10 pessoas

Reservas:
Telefone: (55 21) 9 9140-1807 (Elvira)
tourimperiomusical@gmail.com

* Forma de pagamento: Dinheiro (Depósito Bancário / Boleto Bancário)







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao