domingo, 6 de julho de 2014

Clareira



Fruto do trabalho que gerou o projeto "Cantos do Nosso Chão", os músicos Mazé Cintra, Neusa de Souza, Verlúcia Nogueira, Sapopemba, Ari Colares, João Taubkin e Benjamim Taubkin formam o grupo Clareira.

Tal como apresentado pelos músicos: "Clareira é o lugar de encontro. É aonde na mata , se abre um espaço no qual as pessoas sentam, conversam, trocam suas mercadorias, impressões sobre o tempo e a vida."

Assim, a proposta do Clareira é explorar composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. Dentre as principais expressões trabalhadas pelo grupo destacam-se os temas das Caixeiras do Divino, do Maranhão; Moçambique, de Minas Gerais; a Ciranda Pernambucana e os Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.






Imagem: Fábio Neves (Casa de Francisca, 04/07/2014)


Imagem: Fábio Neves (Casa de Francisca, 04/07/2014)


Imagem: Fábio Neves (Casa de Francisca, 04/07/2014)


Imagem: Fábio Neves (Casa de Francisca, 04/07/2014)





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Música e Armas de Fogo



É consenso que os benefícios da música para a saúde, para o bem-estar e para a vida social são grandes; chegando a ser indispensáveis para muitas pessoas. A música nos ensina a enxergar com harmonia o meio em que vivemos.

Porém, há casos em que a música pode promover muito mais. Como no exemplo abaixo.

Pedro Reyes utiliza a música como forma de reconstruir o contexto social no qual está inserido. Assista ao vídeo!







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mil Sons Geniais



O documentário "Mil Sons Geniais" foi produzido em 2004 com o objetivo de retratar a diversidade musical e poética da cidade de Belo Horizonte. Para isso foram colhidas entrevistas e depoimentos de diferentes autores em seus locais de criação.

O filme, que conta com roteiro e direção de Paulo Vilara, tem participação dos artistas: Marilene Gondim, Tavinho Bretas, Flavio Henrique, Andrea Tonacci, Beto Magalhães, O Grivo, Fernando Fiuza, Márcia Charnizon, Alexandre Pimenta, Marco Melo, Rami Mercador, Gilberto Gibi Cardoso, Raquel Nicoli, Marisa Guimarães, Elisabeth Figueiredo, Andréia Alves Costa, Julio Marques, Rai Medrado, Egas Barros, Lô Borges, Marina Machado, Tambolelê, Tavinho Moura, Toninho Horta, Uakti, dentre outros.

Mil Sons Geniais é um filme gostoso de assistir, o passeio por diferentes expressões musicais e os depoimentos dos artistas acolhem a gente com aquele carinho mineiro.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 14 de junho de 2014

Atrações do Festival Nosso Timbre - 1ª Edição



Ao término da primeira edição do festival Nosso Timbre, realizado durante o mês de maio no charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, se apresentaram 12 grupos musicais, dentre grupos corais e conjuntos de música instrumental e popular. Assim, o festival cumpriu seu principal objetivo: promover um encontro entre a diversidade de expressões musicais de artistas da região metropolitana do Rio de Janeiro e um público eclético formado por amantes da boa música.

Nós da organização do festival, na qual participei junto com o produtor Mauro Band, o diretor musical Bartholomeu Wiese e a assessora de imprensa Liane Varsano, nos orgulhamos em ter contado com importantes parceiros, dos quais podemos citar as rádios MEC e Roquete Pinto, o restaurante Espírito Santa, Colaborativa TI, Comunicarte, Toninho Barbosa Studio e Elisa Paiva Jóias.

Maior ainda foi a satisfação em trabalhar com a equipe do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas e contar com a presença de um público ávido pela cultura brasileira.

Separei abaixo algumas imagens dos melhores momentos do projeto.


Coral BomTempo - créditos: Fábio Neves


Duo Velasco - créditos: Fábio Neves


Kalimbaria - créditos: Fábio Neves


Grupo Vocal Às Terças - créditos: Mauro Band


Cordas Cariocas - créditos: Mauro Band


André Trindade - créditos: Fábio Neves


Coral Avareté - créditos: Fábio Neves


Laura Zandonadi - créditos: Fábio Neves


André Muato - créditos: Fábio Neves


Coralito - créditos: Mauro Band


Café Brasil - créditos: Mauro Band


Pinho Brasil - créditos: Alberto Ellobo




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 5 de junho de 2014

John Butler



Esse é um performático instrumentista que soube criar novos horizontes para se expressar musicalmente.

Estamos falando de John Butler, americano-australiano que é cantor, multi-instrumentista, compositor, produtor musical e dono de gravadora. Este video é uma regravação da música "Ocean", de fevereiro de 2012, feita no seu estúdio "The Compound".

Butler se apresenta bastante com o grupo John Butler Trio.

Confira a energia da gravação de Ocean, é muito bom!







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pinho Brasil - Madeira de Lei, no CCJF

créditos: Ana Liao


Marcado pelo requinte, o duo instrumental Pinho Brasil foi criado em 2008 com o intuito de agrupar obras nacionais de grandes mestres da música e compositores contemporâneos. Neste espetáculo, haverá o lançamento do CD “Pinho Brasil – Madeira de Lei”, com uma temática voltada para as expressões das músicas rurais e urbanas.

Para este lançamento, o público poderá conferir a originalidade da proposta musical composta pela rica sonoridade do diálogo entre os violões e as violas de Fabio Neves com a bateria de Marcio Valongo. Os músicos apresentarão novas leituras musicais e prometem emocionar a platéia.

O show será no dia 20 de maio, às 19hs, no Centro Cultural Justiça Federal (Avenida Rio Branco, 241, Centro – Metrô Cinelândia. Informações: 21 3261-2550). Os ingressos custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada).

Reservas antecipadas pelo e-mail: fabioneves_producaomusical@yahoo.com.br






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Festival Nosso Timbre



Começa neste sábado, dia 03 de maio de 2014, o Festival Nosso Timbre. Trata-se de uma iniciativa de músicos cariocas e radicados na cidade para organizar um encontro musical no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

O ponto de encontro dessa reunião será o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas e toda a programação é gratuita.

O projeto será realizado durante quatro sábados do mês de maio, com três atrações musicais em cada dia. Para o festival reunimos grupos corais, instrumentistas e conjuntos instrumentais, cantores e percussionistas; dos quais alguns lançarão seus novos trabalhos em CD. Será um excelente programa para prestigiar com toda a família.

Para quem não é do bairro, será um boa oportunidade de "subir" Santa Teresa e aproveitar as delícias desse pedaço inigualável de Rio de Janeiro. Recomendamos o restaurante Espírito Santa, um dos apoiadores do projeto, que fica aberto das 12 às 00hs.

Visitem também a página do festival: www.facebook.com/festivaltimbre.


- Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2224-3922


- Espírito Santa
Rua Almirante Alexandrino, 264, Santa Teresa - Rio de Janeiro/RJ
Tel: (21) 2507-4840







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Roli Seaboard - o piano do futuro



A tecnologia nos surpreende!

Desta vez as inovações tecnológicas atribuíram mais funcionalidades ao piano. Trata-se do Seabord Roli, instrumento que incorpora recursos de tecnologia "touch" que permitem que o músico supere alguns limites impostos pelo instrumento analógico.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Na Levada do Choro



O Choro foi criado no Rio de Janeiro por uma fusão entre outros gêneros populares da época, dentre eles o maxixe, o lundú e o scottish; e conquistou adeptos e apreciadores em todo o país e no mundo.

Em Minas Gerais o gênero vem se propagando a partir de diversas iniciativas. Uma delas foi a produção do documentário Na Levada do Choro - Um Almanaque Musical, de Lucia Campos e Marcelo Chiaretti, que desvenda os caminhos desse gênero em Minas Gerais. O documentário promove encontros entre músicos de diferentes cidades mineiras, dentre elas Belo Horizonte, Uberlândia, Ouro Preto, São João Del Rei, Diamantina e Abaeté.

O filme traz o registro de depoimentos e encontros musicais maravilhosos!







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 24 de março de 2014

A Música de Robertinho Silva



Excelente percussionista brasileiro, Robertinho criou uma linguagem única para expressar sua música. Nos videos abaixo nos emocionamos com a sua vivacidade e percebemos as diferentes faces da percussão deste grande artista. É muito bom de ouvir, você não acha?













Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O Menino e o Mundo



"Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança."

Esse é o enredo do mais novo filme do diretor Alê Abreu, O Menino e o Mundo. Para o mesmo, além da utilização de novas técnicas de ilustração e animação, o filme conta com um belíssima trilha sonora e participações de grandes músicos.

Deixo abaixo os videos da faixa principal do filme e dos bastidores das participações de Emicida, Barbatuques e Naná Vasconcelos.















Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dois de Ouro



Dois de Ouro é o famoso conjunto liderado pelos irmãos Hamilton de Holanda (bandolim) e Fernando César (violão). Os músicos cresceram tocando chorinho em casa por influência do pai e se tornaram grandes expoentes da música brasileira.

Nos videos abaixo segue um documentário em 2 partes, realizado com os dois músicos na época em que ainda eram bem jovens.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Free Music Archive e a ccCommunity



Como alternativa para facilitar o acesso à conteúdos diversos (música, texto, imagens e videos), Lawrence Lessig, Hal Abelson e Eric Eldred criaram em 2001 o Creative Commons. A principal missão deste trio foi a de elaborar um padrão de declarações que permitissem que os autores ou detentores de conteúdo pudessem abdicar de alguns direitos patrimoniais sobre a sua obra, de modo a facilitar o compartilhamento e recombinação.

A partir daí, no que tange ao nosso assunto, surgiram muitos sites especializados em formar uma audioteca com o conteúdo musical disponibilizado por autores de todo o mundo, desde que possuíssem a licença creative commons. É o caso do Free Music Archive.

Este site possui um banco de dados espetacular, com músicas de diversos gêneros e para todos os gostos.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Viver de Música - Diálogos com Artistas Brasileiros



Esse livro é uma coletânea de entrevistas realizadas pelo pianista e compositor Benjamim Taubkin com 18 artistas brasileiros que dedicam sua vida à música. Nas entrevistas os artistas falam das peculiaridades e dificuldades relativas à evolução de suas carreiras musicais.

O livro aborda temas como: vocação, formação, influências, retorno financeiro, organização do dia a dia e realização profissional. Viver de Música- Diálogos com Artistas Brasileiros é leitura obrigatória para estudantes que sonham em trilhar a carreira musical, bem como para músicos e profissionais que atuam na cadeia produtiva deste setor.

Os artistas entrevistados são:

ADRIANA HOLTZ | ARI COLARES | ARTUR ANDRÉS | BETO VILLARES |BRAZ DA VIOLA | DIMOS GOUDAROULIS | EGBERTO GISMONTI | FÁBIO TORRES |GUILHERME RIBEIRO | GUITINHO | JAMIL MALUF | MARCOS SUZANO | MAURO RODRIGUES | NÁ OZZETTI | PAULO FREIRE | SIBA | SIMONE SOU | VITOR RAMIL

O livro foi publicado em São Paulo pela BEÎ Comunicação (2011) e está disponível nas livrarias.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Pedra Lispe



Inspirado na música do movimento armorial, o Pedra Lispe apresenta em seu primeiro CD um repertório intimamente ligado ao imaginário nordestino. A viagem musical deste grupo instrumental atravessa sertões, veredas e agrestes, e enriquece a cultura brasileira com sua sonoridade envolvente.

O grupo é formado por Alexandre Bittencourt (flauta e clarinete), Rudá Brauns (bandolim); Bruno Reis (viola brasileira), Maria Clara Valle (violoncelo/percussão), Pedro Messina (violão 7 cordas), e Diego Zangado (bateria/percussão).












Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao