sábado, 15 de junho de 2013

Pinho Brasil no Santo Scenarium

Fotografia: Carol de Hollanda


Uma das atrações do Santo Scenarium em junho é o Pinho Brasil, conjunto musical liderado por Fábio Neves (cordas) e Márcio Valongo (bateria). Os músicos farão uma apresentação no sábado, dia 22 de junho, a partir das 21:30hs, com participação do violonista Ramon Araújo.

O Pinho Brasil foi criado em 2008 com a proposta de difundir um repertório brasileiro, integrando obras de compositores eruditos e populares, e também as linguagens urbana e rural. Esse trabalho "ganhou corpo" um ano depois, com o show Pinho Brasil - Madeira de Lei, que busca a expressividade das madeiras a partir da execução dos instrumentos: violão 8 cordas, viola caipira e da própria bateria.

No repertório, ritmos como samba, choro, maxixe, baião, frevo, bossa nova, e muito mais.

Nos vemos lá!


Santo Scenarium
Rua do Lavradio, 36, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Data e hora: 22/06/2013, a partir das 21:30h
Couvert artístico: R$ 12,00 (aceita todos os cartões de débito e crédito)
Reservas: (21) 3147-9007




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 14 de junho de 2013

III FeNaCruPe - Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos



O III Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos - FeNaCruPe será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Praça Tancredo Neves, em Cruzeiro dos Peixotos/MG. O festival conta com uma programação de shows e também com a participação de músicos de todo o Brasil, que concorrem a premiações nas categorias vocal e instrumental.

Os artistas e músicas concorrentes às premiações estão disponíveis na página do festival, onde o visitante pode deixar seu voto, no segmento Aclamação Popular. Abaixo disponibilizo os link´s para os interessados.

Artistas - categoria vocal
Artistas - categoria instrumental
Voto - aclamação popular


créditos: Carol de Hollanda

Nesta terceira edição, estou concorrendo na categoria instrumental, com a música Marupá. Marupá é a denominação popular de uma árvore brasileira encontrada nas regiões norte e centro-oeste, além de Maranhão e parte do litoral brasileiro.

A sua madeira é utilizada para a confecção de palitos de fósforo, palitos de picolé, caixotes de frutas e compensados. Mas ela também possui uma aplicação mais nobre, é largamente empregada na construção de instrumentos musicais.

Acesse o site do FeNaCruPe, conheça os músicos concorrentes e participe!




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 9 de junho de 2013

Roberto Fonseca e Baba Sissoko



Esta sem dúvidas foi uma apresentação na qual eu daria tudo para ter assistido!

Abril de 2012, o prestigiado Clube de Jazz Duc des Lombards, em Paris, foi palco do encontro musical entre o pianista cubano Roberto Fonseca e Baba Sissoko, músico africano natural de Mali que executa um instrumento rústico típico da região: o Ngoni.

A música não tem limites! É sempre muito inspirador testemunhar a interação entre universos musicais distintos, que sob outros olhares estariam fadados a nunca se combinarem.

Assistam, é muito bom!






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Flamenco Puro!



Muitas expressões artísticas me fascinam, mas a forma como sou capturado pela atmosfera artística do Flamenco é uma coisa única. Enxergo o Flamenco como uma expressão corporificada e completa, ele consegue unir precisão e delicadeza; e para ser verdadeiro tem que "possuir o corpo" de quem está seduzido por si.

O guitarrista não só toca guitarra, tão pouco o cantador só canta ou a dançarina apenas dança. Há uma simbiose, as atividades de cada artista são extremamente interligadas. O guitarrista usa os pés para percutir, assim como a dançarina. O cantor usa as mãos, assim como a dançarina, para percutir.

Na guitarra, os toques são pujantes e percutem. Frequentemente usa-se "rasqueados" ou "golpes" no tampo do instrumento. É TUDO MUITO ORGÂNICO. É uma arte extremamente requintada, mas não deixou de ser a linguagem do corpo!

Deliciem-se! O vídeo abaixo diz muita coisa...






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Música Ligeira



O Música Ligeira foi um projeto liderado por Mário Manga e Rodrigo Rodrigues que ficou muito conhecido por associar o humor a arranjos e performances musicais requintados. O grupo, que permaneceu ativo entre 1988 e 2004 também era integrado por Fábio Tagliaferri e fazia releituras de canções e músicas instrumentais de todos os gêneros.

Para relembrar o trabalho do grupo selecionei alguns videos, dentre trechos de documentários e entrevistas, que resgatam a memória deste projeto. Esta publicação está ilustrada com a caricatura que o Baptistão fez dos músicos.
















Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 2 de junho de 2013

O Violão Carioca | O Choro e os Violonistas

 


O “Chorinho”, gênero musical que surgiu em meados do século XIX, tornou-se o símbolo da irreverência e malandragem carioca. Esta música marcou momentos históricos e aproximou pessoas de diferentes bairros e classes sociais. Neste gênero, o violão assume um papel fundamental, tanto na qualidade de instrumento acompanhador, quanto na de solista, e dá o tom a acordes e “baixarias” que não poderiam ser cantados com mais elegância. Quem irá nos contar um pouco mais sobre esse símbolo carioca será o violonista Luiz Otávio Braga.




O encontros são realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além das organizações e instituições parceiras: CIEDS, Colaborativa TI, Comunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.


Confira abaixo a programação 2013 do Violão Carioca:





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao