terça-feira, 16 de abril de 2013

O Violão Carioca | Anos 1980: o violão no Rio de Janeiro



Este será o primeiro encontro do ciclo “O Violão Carioca”, e receberá como convidado, no dia 12 de abril, o violonista Luis Carlos Barbieri.

O tema deste encontro abordará os fatos mais relevantes que consolidaram o violão como instrumento respeitado, tanto na música de concerto e nos eventos de música contemporânea, quanto nas instituições cariocas de ensino superior, nos anos de 1980, no Rio de Janeiro. Tais fatos permanecem atrelados a algumas das personalidades da música que foram determinantes para a formação da paisagem sonora que permeia o nosso cotidiano.




A série "O Violão Carioca" foi idealizada para difundir, gratuitamente, a cultura e as influências que nortearam os principais compositores e músicos, cariocas ou não, que elegeram o violão o seu instrumento de criação, no Rio de Janeiro. Em cada encontro, iremos focalizar um tema da música cultivada no Rio de Janeiro, com o intuito de explicitar o quanto a cidade inspirou os violonistas e o quanto ela foi influenciada por eles.

O encontros serão realizados durante o ano de 2013, uma vez por mês, de abril a novembro, no horário de 14:00h, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal, com duração aproximada de 45 minutos. O projeto é uma realização do CCJF e conta com a direção musical de Bartholomeu Wiese Filho, a coordenação de Fábio Neves e produção executiva de Mauro Band; além de contar com organizações e instituições parceiras: CIEDSColaborativa TIComunicarte e Trem Mineiro Produções Artísticas.


Confira abaixo a programação 2013 do Violão Carioca:





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Em Terra de Araribóia: novo CD do grupo Café Brasil



Tá saindo do forno, quentinho, o novo CD do grupo Café Brasil: Em Terra de Araribóia. O grupo liderado pelos músicos Léo Fernandes (violão 7 cordas) e Paulinho Bandolim (bandolim) também é integrado por Phelipe Ornellas (cavaquinho), Diogo Barreto (pandeiro) e Felipe Reis (violão).

Nesse primeiro trabalho autoral, o grupo homenagea sua cidade natal e reúne um repertório com músicas de diferentes gerações do Choro. Dentre as músicas gravadas estão obras de Jonas do Cavaquinho e Carlinhos Leite; Márcio Hulk, Silvério Pontes e Rogério Souza; e dos próprios integrantes Paulinho Bandolim, Leo Fernandes e Felipe Reis.

"Em Terra de Araribóia", disco que conta com a direção musical de Ronaldo do Bandolim, também não faltam participações. Dentre elas as de Alexandre Maionese (flauta), Netinho Albuquerque (pandeiro), Rodrigo Reis (percussão), Silvério Pontes (trompete e flugelhorn) e Ronaldo do Bandolim (bandolim); além do texto de apresentação escrito por Zé Paulo Becker.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao