sábado, 20 de outubro de 2012
A Diversidade da Fusão Musical
Cossacos (Wassily Kandinsky) |
Um aspecto muito interessante na música é o livre intercâmbio que a mesma admite. Diferentes linguagens, modos e sons são intercambiados e experimentados em outros contextos culturais. Já a algum tempo esse tipo de recurso tem sido bastante explorado pelas telenovelas da Rede Globo, por exemplo.
A visualização dessa prática pode ser percebida em diferentes contextos históricos, como por exemplo nas músicas carnavalescas dos blocos de rua do Rio de Janeiro, em meados de 1910. Na época, o Samba ainda não existia como linguagem musical consolidada e os carnavais eram animados ao som de maxixes, polcas e também por ritmos americanos, como o Foxtrot.
Gosto de pesquisar essa prática em outras culturas, pois assim consigo entender com mais clareza como algumas fusões acontecem. Numa dessas pesquisas achei os dois videos que deixei como exemplo abaixo. A música de um francês que canta ao som de um instrumento típico do continente africano e o mesmo instrumento sendo tocado dentro de um monastério.
Inusitado, não?
Evolução do Mercado da Música
Através do site Cultura e Mercado tive conhecimento sobre um video produzido pela agência Simply Zesty, especializada em mídias sociais, que mostra a evolução do mercado da música e evidencia as principais transformações a partir do lançamento e popularização de novas tecnologias.
As informações apresentadas pela agência são de grande utilidade para estudantes, músicos, produtores, gestores e demais interessados no assunto, uma vez que proporcionam dados curiosos, que podem contribuir para que esses importantes agentes reflitam mais e mais sobre o mercado atual e suas possíveis tendências.
Vamos construir um futuro cada vez melhor?
The Evolution of Music - Statistics from SimplyZesty on Vimeo.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Canção do Buriti
Após o sucesso do Projeto Douradinho, a Caraminholas Produções realizou em 2012 o projeto Buriti Viola.
Idealizado para fomentar a produção textual e a leitura dos alunos da rede pública de ensino, no Estado do Tocantins, o Buriti Viola resgata um dos instrumentos musicais mais relevantes e originais da cultura da região - a Viola de Buriti - para transformá-la num poderoso instrumento de inclusão social para o desenvolvimento local.
Com isso, a convite dos amigos Alexandre Malaguti, André Comber e Thiago Cascabulho, fizemos o arranjo musical da Canção do Buriti (Thiago Cascabulho/Érica Alves), e gravamos a canção para compôr a trilha sonora do documentário sobre o projeto. Os parceiros nessa atividade foram o ator e violeiro Eduardo Machado (viola caipira e viola de cocho) e a cantora Érica Alves.
Segue abaixo o video com os bastidores da gravação da trilha.
Os Mais Famosos Cabarés de Paris
Fonte: Paradis Latin |
O viajante que tiver planos de conhecer Paris não pode deixar de incluir na sua programação uma visita aos famosos cabarés da cidade. O Moulin Rouge e o Paradis Latin Cabaret são duas ótimas opções. Ambos oferecem programações bastante procuradas por turistas de todo o mundo, o que exige que a compra de ingressos seja feita com certa antecedência.
O Moulin Rouge (Moinho Vermelho) foi construído em 1889 e está situado na Boulevard de Clichy, em Pigalle, aos pés do Montmartre. Esse tradicional cabaré tem a sua história ligada à boemia parisiense, produzindo espetáculos a mais de cem anos. Atualmente a casa oferece diferentes atrações e inspirou a criação de outras tantas casas de espetáculos mundo a fora, além de ser a inspiração para o filme homônimo, dirigido por Baz Luhrmann e vencedor de 2 Oscars.
Já o Paradis Latin fica na Rue Du Cardinal Lemoine, nº 28, na margem esquerda do Rio Sena. Este célebre cabaré também tem uma grande história. A construção do Teatro Latin foi determinada pelo então Primeiro Ministro da França, Napoleão Bonaparte, e realizada também em 1889 por Gustave Eiffel, um famoso engenheiro francês que também participou das construções da Torre Eiffel, em Paris, e da Estátua da Liberdade, em New York/EUA.
Os mais interessados em conhecer esses tradicionais cabarés de Paris pode assistir as apresentações abaixo. Divirtam-se!
Mulher Rendeira por Duo Pinho Brasil - Ao Vivo no BNDES
Foto: Carol de Hollanda |
O tema musical "Mulher Rendeira" é bastante conhecido por todos e tornou-se um dos hinos da música brasileira. A origem de sua criação é bastante controversa, sendo sua autoria atribuída por alguns pesquisadores, tais como Frederico Bezerra Maciel e Câmara Cascudo, a Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente como Lampião.
Não existe um consenso sobre a autoria dessa obra, mas para todos os efeitos a música está oficialmente registrada sob a autoria de Alfredo Ricardo do Nascimento, o Zé do Norte.
No Duo Pinho Brasil, eu e o Márcio interpretamos uma versão adaptada da Mulher Rendeira, a partir de um arranjo para violão escrito pelo músico e compositor Marco Pereira. Com o passar do tempo, notamos que o arranjo admitia mais do que um diferencial, algo que pudesse caracterizar a performance do duo e transmitir a mensagem que queremos passar com essa música. Assim, agregamos à estrutura do arranjo, o texto da música "O Violão", de criação de Paulo César Pinheiro e Sueli Costa, recitado pelo ator e violeiro Eduardo Machado. Confira!
Assinar:
Postagens (Atom)