sexta-feira, 29 de junho de 2012

Marcio Bahia - Para Além do Impulso da Música Brasileira



Esse é dos caras na música que transformou seu instrumento numa verdadeira extensão do seu corpo e mente, e vem ao longo de quase 40 anos de carreira transformando e impulsionando a música brasileira, para brasileiros e representando nossa cultura em diversas cidades do exterior.

Marcio Bahia nasceu em Niterói e desde o final da década de 70 vem assinando sua trajetória percussiva. Dono de um estilo inconfundível, Marcio atua desde 1981 na banda do Hermeto Pascoal e já acompanhou um sem número de outros grandes nomes da nossa música instrumental. O currículo é longo!

Assistir sua performance é um barato, já tive algumas oportunidades e o que mais curto é que diferentemente da maioria dos bateristas o Marcio toca quase que "espiritualmente", com movimentos mínimos e precisos. A sensação que passa é que ele não imprime força na sua "pegada", mas mesmo assim tira muito som da bateria.

Por isso, assistir sua apresentação é mais do que ouvir música. É entrar na música e aprender que o muito se tira do mínimo.













Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um Show de Violão!



Acho interessantíssima a relação que emerge entre o artista e sua arte. Digo emerge, pois em alguns casos parece que essa relação cresce espontaneamente e alheia a qualquer tipo de adversidade, seja de ordem econômica, social, psicológica ou até mesmo por limitações físicas.

Em Botswana, por exemplo, um país da região sul do continente africano, os problemas econômicos, sociais e a seca não são capazes de impedir a manifestação criativa de alguns músicos. A criatividade parece nata entre esse povo, e surge a partir dos mínimos elementos disponíveis.

Deixo abaixo uma referência que ilustra bem o assunto. Ronnie, um violonista que seduz com sua música e performance.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 9 de junho de 2012

Prosa de Violas no Parque das Ruínas/RJ




As violas de Eduardo Machado e Fábio Neves estarão “voando” sobre o Rio de Janeiro no mês de julho. Serão duas apresentações do espetáculo Prosa de Violas, nos dias 14 e 28 de Julho de 2012, às 16:00 horas, no Centro Cultural Parque das Ruinas (Santa Teresa).

O Prosa de Violas é um projeto criado pelos violeiros, em 2011, com o intuito de reacender o uinverso cultural da viola caipira e apresentar a viola de cocho no Estado do Rio de Janeiro. Sua proposta artística reúne músicas selecionadas do cancioneiro tradicional e peças instrumentais, escolhidas por destacarem a bela sonoridade dos instrumentos, bem como as performances dos músicos.

O projeto evidencia as diferenças de linguagens musicais, tais como toques, ritmos e ponteados, praticadas conforme sua incidência geográfica no Brasil. Isso porque a viola é cultivada de norte a sul do país. Somando a isso entremeiam-se causos e poesias apresentados com artifícios cênicos.

“Queremos resgatar a atenção do público fluminense aos universos simbólicos e crenças que envolvem o imaginário da viola caipira e da viola de cocho.”


S E R V I Ç O

Atração: PROSA DE VIOLAS

Músicos: EDUARDO MACHADO e FÁBIO NEVES

Contato: fabioneves_produçãomusical@yahoo.com.br

Data: 14 e 28 de julho de 2012

Horário: 16:00 hs

Entrada: GRATUITO

Classificação indicativa: LIVRE

Local: CENTRO CULTURAL PARQUE DAS RUÍNAS

End.: RUA MURTINHO NOBRE, 169, SANTA TERESA – RIO DE JANEIRO/RJ

Informações: (21) 2215-0621 e (21) 2224-3922 | parquedasruinas@gmail.com




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pinho Brasil na Série "Quintas no BNDES"

Foto: Carol de Hollanda


Neste ano o BNDES comemora 60 anos da série Quintas no BNDES, que ao longo de seis décadas vem oferecendo ao público do Rio de Janeiro apresentações semanais com os melhores músicos do país.

Contando com uma programação semanal, a série receberá no dia 12 de julho, às 19hs, os músicos Fábio Neves (cordas) e Márcio Valongo (percussão) para a apresentação do show PINHO BRASIL – MADEIRA DE LEI.

Esse trabalho foi idealizado em 2008 com o intuito de agrupar num mesmo projeto as obras de grandes mestres da música e compositores contemporâneos, para apresentar ao público um repertório dinâmico, unindo conteúdo popular e erudito, em linguagem rural e urbana, com músicas selecionadas em diferentes cantos do país.

Assim, a originalidade está garantida com a nova roupagem do repertório, a partir da elaboração de arranjos musicais feitos pela dupla e também por grandes nomes da música instrumental. Outras novidades também são prometidas para o show, com as participações de Ramon Araújo e Eduardo Machado.

Para conferir o PINHO BRASIL - MADEIRA DE LEI, o interessado poderá retirar seu ingresso no dia, a partir das 18hs, ou confirmar sua reserva acessando www.bndes.gov.br/quintas.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao