O Theremin foi inventado em 1919 por Lev Sergeivitch Termen, também chamado de Léon Theremin. Este instrumento foi o precursor dentre os instrumentos eletrônicos musicais criados no século XX e possui características autênticas, pois é excitado sem que haja contato físico, somente através de movimentos de aproximação e distanciamento entre as mãos e do corpo do executante e as antenas do aparelho.
Seu inventor, Léon Theremin, foi um engenheiro militar russo que esteve envolvido com projetos de desenvolvimento a partir da tecnologia de rádios transmissores (no caso, a empregada no Theremin) e pesquisas que resultaram na criação dos primeiros microfones utilizados em escutas de espionagem. Sua carreira militar acumula atividades durante a I Guerra Mundial e a Guerra Civil Russa, e também passagem em agências de inteligência e serviço secreto da NKVD e KGB.
Em paralelo a vida militar, Léon atuava promovendo e divulgando seu instrumento à artistas e músicos de diversos países, em turnês que englobaram a Europa e os Estados Unidos. E foi nos EUA que ele patenteou a invenção. Lev Sergeivitch Termen também trabalhou no Conservatório de Música de Moscou e foi o professor de Lydia Kavina. Lydia é considerada uma das thereminista mais famosa da atualidade e divide esse reconhecimento com Clara Rockmore.
O Theremin, desde sua criação, tem sido amplamente utilizado não só na música clássica, mas também por grupos de outros gêneros musicais, dentre eles o Led Zeppelin e os Beach Boys. No Brasil, o instrumento também tem seus seguidores.
Ouça abaixo as gravações históricas de Léon e Lydia ao instrumento.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao