domingo, 27 de novembro de 2011
O Estilo de Vida de Paulão 7 Cordas
O caderno "Morar Bem" do jornal O Globo deste domingo, dia 27 de novembro de 2011, visitou a casa do violonista, produtor e arranjador Paulão 7 Cordas.
Paulão reside numa casa de quase 100 anos no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, que foi recém reformada e é o refúgio do músico para encontros com os amigos. Assim, nosso "Maestro do Samba" garante que o ambiente foi cuidadosamente pensado para proporcionar a máxima praticidade e abrigar somente os utensílios realmente usados por ele.
Dentre os diversos trabalhos do músico, destacam-se os anos vividos ao lado de Zeca Pagodinho e os encontros que promove às terças-feiras com o grupo Pé de Moleque, no Carioca da Gema, um tradicional reduto de sambistas da Lapa, no Rio. Na casa, a música começa às 21:00h e o show sempre conta com um convidado especial, que complementa o som do grupo integrado por: Paulão (violão), Ramon Araújo (violão), Alexandre Maionese (flauta), Márcio Almeida (cavaquinho), Kiko Horta (Acordeon), Luiz Louchard (baixo) e Netinho Albuquerque (pandeiro).
Para os interessados na reportagem da jornalista Isabel Kopschitz, segue abaixo link do vídeo com entrevista exclusiva do músico. Além disso, para um prazeroso bate-papo ou simplesmente saborear boa música basta aparecer nos encontros com o grupo Pé de Moleque. Sempre às terças-feiras!
Paulão 7 Cordas - Caderno Morar Bem/O Globo
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Baden Powell em Caricatura e Música
Baden Powell, um dos nossos grandes violonistas, foi um grande inovador na música. Sua obra compreende sonoridades extraídas de novas técnicas empregadas ao instrumento e canções em parcerias com outros mestres da música, que cantam o Brasil com suas raízes africanas e populares.
Nessa publicação selecionei algumas caricaturas do homenageado feitas pelos artistas Kleber Sales, Toni D´Agostinho e Baptistão, que certamente se inspiraram na personalidade do músico, percebida em diferentes momentos e sempre acompanhado de seu violão.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Nessa publicação selecionei algumas caricaturas do homenageado feitas pelos artistas Kleber Sales, Toni D´Agostinho e Baptistão, que certamente se inspiraram na personalidade do músico, percebida em diferentes momentos e sempre acompanhado de seu violão.
Kleber Sales |
Toni DAgostinho: publicado originalmente pela revista "Desvendando a História" da editora Escala Educacional |
Baptistão |
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Orquestra de Câmara Goyazes e Roberto Corrêa
Para os moradores e visitantes de Goiânia vai a dica:
No próximo dia 24 de novembro às 20:00h, o Teatro Escola Basileu França será palco do concerto da Orquestra de Câmara Goyazes com participação especial do violeiro e pesquisador Roberto Corrêa.
No evento, os músicos liderados pelo regente Eliseu Ferreira apresentarão obras compostas por Roberto e temas do cancioneiro popular brasileiro.
O teatro fica localizado na Av. Universitária, n° 1.750, Setor Leste Universitário, Goiânia/GO. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 5,00.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Aquarelle: Valseana
Aquarelle Guitard |
Uma das mais belas músicas do repertório brasileiro para violão foi concebida pelo violonista, compositor e arranjador Sérgio Assad. Sérgio, paulista nascido em Mococa no dia 26 de dezembro de 1952, deu vida ao internacionalmente conhecido Duo Assad junto com Odair, seu irmão mais novo. Sua vida musical não surgiu por acaso, sua família de origem libanesa possui forte relação com a música.
Detentor de uma sensibilidade musical ímpar, Sérgio abastece nossas emoções com a Valseana, 2º movimento da suite Aquarelle. A interpretação fica a cargo do violonista Gérard Abiton.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Programação Musical da III Bienal da EBA/UFRJ
A política de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem trazendo novas oportunidades para diversas comunidades da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. São propostas sócio-culturais que objetivam devolver à sociedade, através de projetos e serviços, os benefícios do conhecimento produzido pela instituição.
Uma dessas ações irá acontecer entre os dias 08 de novembro e 18 de dezembro de 2011 na Casa de Cultura Prof. Almir Paredes. A III Bienal da Escola de Belas Artes contará com exposições e oficinas abertas ao público e sua programação poderá ser conferida na página da casa (clique aqui).
A Bienal também oferecerá programação musical gratuita e diversificada, onde as atrações são formadas por alunos e ex-alunos da Escola de Música da UFRJ. As apresentações serão às quintas-feiras a partir das 18:30h.
A Casa de Cultura Prof. Almir Paredes fica na Rua Benjamin Constant, 48, Glória, Rio de Janeiro/RJ.
Segue abaixo a agenda musical do projeto.
_____________________________________________________________
10 de novembro | PINHO BRASIL
Apresentando obras de compositores nacionais, Fábio Neves explora novas formas de expressão para o violão de 8 cordas e a viola caipira, enquanto Márcio Valongo, na bateria, passeia pela ginga da música brasileira.
17 de novembro | DUO TONINHO DUARTE E RUDÁ BRAUNS
Com influências das músicas espanhola e árabe, Toninho, no violão, e Rudá, no bandolim, apresentam composições de grandes mestres da música brasileira como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, João Pernambuco e Jacob do Bandolim.
24 de novembro | DUO FLORA MILITO E PEDRO FRANCO
Compartilhando influências e repertórios variados, o Duo percorre os caminhos do choro, samba, jazz e da música instrumental regional, com Flora Milito na percussão e Pedro Franco no violão.
01 de dezembro | PROSA DE VIOLAS
Com obras do cancioneiro tradicional e popular brasileiro e peças instrumentais, em que se misturam as linguagens rural e urbana dos instrumentos, Eduardo Machado e Fábio Neves apresentam o universo cultural da viola caipira e da viola de cocho.
08 de dezembro | DUO CANCIONÂNCIAS
Voz e violão, a boa e velha fórmula explorada com originalidade e talento pela voz da soprano Manuelai Camargo e pelo violão de Cyro Delvizio, que apresentam obras de grandes compositores brasileiros como Carlos Gomes, Nepomuceno, Villa-Lobos.
15 de dezembro | BALLESTE/NICOLSKY DUO
Com repertório que transita de John Coltrane a Pixinguinha, de Miles Davis a Baden Powell, Gabriel Ballesté, na guitarra, e Iuri Nicolsky, no saxofone, recriam clássicos do jazz e da música instrumental brasileira.
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Pinho Brasil Convida Ramon Araújo
O Pinho Brasil contará com a participação especialíssima do violonista Ramon Araújo para uma noite musical no Santo Scenarium (Rio de Janeiro), na véspera do feriado da Proclamação da República, dia 14 de novembro a partir das 18:30h.
Durante o show, o trio apresentará releituras do repertório instrumental, imperdível para quem curte o melhor do chorinho e dos ritmos nacionais, dentre eles baião, samba, maxixe e frevo. Esse encontro está alinhado com a proposta dos músicos Fábio Neves (violão 8 cordas/viola caipira) e Márcio Valongo (bateria) que criaram esse trabalho em 2008 e agora vão apresentar em novo formato um seleto grupo de compositores que cultivam a boa música.
Já o palco dessa diversidade está situado entre a Lapa e a Praça Tiradentes. O Santo Scenarium, além de abrigar um precioso acervo de arte sacra, conta com ambiente descontraído e gastronomia especializada. Sua programação musical é reconhecida e valorizada pela qualidade, sempre trazendo ao público carioca novos encontros de grandes artistas brasileiros e internacionais.
SANTO SCENARIUM
Endereço: Rua do Lavradio, 36, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Data: 14/11/2011
Horário: 18:30h
Couvert artístico: R$10,00
Reservas: (21) 3147-9007
Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao
Assinar:
Postagens (Atom)