terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ciclo de Aulas Temáticas Sobre o Violão: Novo Encontro em Outubro



O ciclo de aulas temáticas sobre o violão promovido pelo Instituto Cervantes do Rio de Janeiro receberá em outubro o violonista e compositor argentino Arturo Medina, que reside em Madrid a mais de 40 anos. Nesse encontro, Arturo apresentará pesquisa que culminou no conhecimento e catalogação dos diferentes ritmos latino-americanos relacionados ao papel musical do violão nas comunidades do México, América-Central e América do Sul.

Já nas aulas anteriores pudemos conferir a história do violão na Espanha e a influência da cultura espanhola para a música brasileira, onde os violonistas André Figueroa, Mille Bureau e Bartholomeu Wiese explanaram sobre a vida e obra de importantes artistas para o violão, com destaques para Dionisio Aguado, Alberto Ponce, Emilio Pujol, Gaspar Sans, Fernando Sor, Francisco Tárrega, Andrés Segóvia, Turíbio Santos, Dino 7 Cordas, Américo Jacomino (Canhoto), Dilermando Reis, Garoto, João Pernambuco, Raphael Rabello, Sebastião Tapajós, Sérgio e Odair Assad e Rosinha de Valença.

O próximo encontro será dia 31/10/2011, às 19:00h, no auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, na Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo, Rio de Janeiro.

Maiores informações pelo e-mail cultx3rio@cervantes.es.


Participe, a entrada e gratuita e as vagas são limitadas!




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 23 de agosto de 2011

33 Anos de Duofel



A dupla formada pelo paulistano Luiz Bueno e pelo alagoano Fernando Melo já se mantém por 33 anos e continua conquistando o público nos palcos por onde passa.

O trabalho do Duofel é dedicado a pesquisa da cultura musical brasileira, e o resultado disso são composições e arranjos musicais que retratam nos shows os diferentes gêneros existentes de norte a sul do país.

Vale conferir algumas das performances atemporais do duo!

















Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

domingo, 21 de agosto de 2011

Da Música Para o Cinema: Ney Matogrosso como Bandido da Luz Vermelha



Além da performance nos palcos, Ney Matogrosso estréia como protagonista no filme Luz nas Trevas, onde vive o personagem João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha.

O longa é uma continuação do Bandido da Luz Vermelha, de 1968, e conta com roteiro adaptado do original de Rogério Sganzerla e direção de Ícaro C. Martins e Helena Ignez.










Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Luiz Melodia e Naná Vasconcelos



Assisti a alguns anos o show do Luiz Melodia acompanhado de duas grandes feras nos violões de aço, com arranjos musicais bem criativos e elaborados especialmente para a ocasião. Um tempo depois, mais precisamente em 2009, o cantor se apresentou com Naná Vasconcelos e manteve uma parte do show baseada nos arranjos anteriores.

Resultado: O que já estava bom ficou melhor ainda!

Partindo dos trabalhos do Luiz com os violões de aço, selecionei dois videos com os melhores momentos do show que ele fez com o Naná.














Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tangos e Tragédias



A mais de 20 anos essas figuras cantam e encantam pelos palcos do mundo. A dupla formada pelo Maestro Pletskaya e pelo violinista Kraunus Sang mistura música e teatro para apresentar ao público uma divertida comédia musical.

Selecionei abaixo alguns dos melhores momentos do Tangos e Tragédias.
Quem não conhece, vale a pena rir um pouco. Quem já conhece, vale mais ainda rir de novo!















Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Rica Essência da Cultura Brasileira


Já comentei sobre o trabalho do Brazil Guitar Duo, mas recentemente assisti esse video onde João Luiz e Douglas Lora executam brilhantemente a música Bate-Coxa do compositor e violonista Marco Pereira e gostaria de fazer algumas considerações sobre o video.

Para começar, o título dessa publicação remete propositalmente a um amplo contexto de agentes que formam e transformam a nossa cultural, e aqui a cultura pode ser entendida como um processo vivo que está em constante movimento.

Assim, quero chamar atenção para a diversidade de símbolos e elementos que estão implícitos nessa música! Digo isso, pois a temática nordestina é formada e transformada a mais de um século por muitos nordestinos e gente de toda parte do Brasil. Muitos artistas criaram obras geniais a partir de baiões, chotes, maracatus, além de outros ritmos da região.

No video, notamos a "apropriação" do estilo musical nordestino pelo compositor Marco Pereira, porém isso vai além... O trabalho do compositor foi mais amplo: dar voz aos violões para que cantem a história musical nordestina conservando as peculiaridades que dela fazem parte.

Esse é um exemplo do criador que concebe uma obra ao mesmo tempo inovadora e tradicional!







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Experiência Cultural: O Que na Música Mais Te Emociona

  

Todos temos músicas e músicos que trazem ou trouxeram algo novo para nossas vidas.
Um exemplo de música pode ser Disparada, do Geraldo Vandré, e um músico a citar pode ser o Bobby McFerrin.

Ainda encontramos artistas que são únicos e criaram obras igualmente singulares! A primeira referência que surge nesse caso é do saudoso Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.

Para mim, desde que aprofundei a relação com a música, em cada fase da minha vida encontrei ótimas referências artísticas, onde posso citar: Luiz Avelar, Marco Pereira, P.C. Castilho, Banda Pau Brasil, Nico Assumpção, Baden Powell; sendo esses alguns nomes que fazem parte de um grupo de artistas brasileiros geniais.

Assim, aproveitando esse comentário deixo a dica para você revisitar suas grandes referências musicais do passado. Com certeza vai descobrir que elas andam mais próximas do que imagina.




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

I Love Jazz: de 09 a 14 de agosto de 2011 no Rio de Janeiro







Um evento com atrações simultâneas durante a primeira quinzena de agosto de 2011, em locais públicos nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília.


O I Love Jazz traz atrações gratuitas para os amantes desse gênero musical que é diverso e plural em sua essência e mantém fiel a tradição popular desse estilo criativo de fazer e apreciar música. Ponto a favor para os organizadores do festival, que tiveram a sensibilidade de ocupar espaços públicos e convidativos com boa música.

Confira a programação do Rio de Janeiro, Recife, Brasília e não deixe de participar!











Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pequenos Prodígios!

A algum tempo atrás comentei sobre uma menina de cinco anos de idade que tocava violão como gente grande.

Pois bem, me parece que na cultura asiática existe uma tradição em ensinar música para crianças de poucos anos de vida. E o diferente nisso é que com quatro ou cinco anos de idade esses pequenos prodígios fazem o que parece impossível para muitos adultos aqui do ocidente.

Minha sugestão: Assistam aos videos abaixo não só com o olhar de surpresa, mas com a sabedoria de que música não é algo impossível, capaz apenas para os que detém o "dom".

Com isso, recomendo a leitura sobre a transformação da educação.
A cultura oriental é realmente fascinante!









Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Luiz Gonzaga da Silva - 20 Peças Para Violão Solo



Amigos, conheci o Luiz Gonzaga da Silva quando o mesmo já havia superado seus 80 anos de idade. Cada encontro com ele era realmente uma aula, não só de violão mas de vida. Agora só resta a memória de um homem humilde e sensível, que deixou um legado musical ainda pouco conhecido por músicos e outros interessados.

Com isso, quero divulgar o trabalho de registro que tive a oportunidade de participar, durante as atividades técnicas que envolveram a produção do livro de partituras que reúne 20 músicas para violão escritas pelo autor.

O livro foi lançado pela editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff - 2009).


Mais informações sobre a vida e obra do violonista e compositor Luiz Gonzaga da Silva podem ser acessadas no blog O Violão do Gonzaga.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

A Arte do Violão



Está disponível no blog Violão com Fábio Zanon as edições completas da série de programas que o violonista vem produzindo desde 2006, quando os mesmos eram veiculados semanalmente na Rádio Cultura FM de São Paulo.

Na série, Fábio conta a histório secular do nosso querido violão passeando pela vida e obra de grandes artistas que ajudaram a torná-lo um dos instrumentos mais apreciados em todo mundo. Os programas não atendem só aos entusiastas da música erudita, mas abrangem as demais linguagens nas quais o instrumento se insere. As gravações podem ser ouvidas pela internet ou baixadas gratuitamente.

Essa é uma iniciativa importante que agrega conhecimento e educação, e considerando a realidade brasileira deve ser incentivada.


Acessem: A Arte do Violão com Fábio Zanon



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao