domingo, 29 de maio de 2011

Música Para um Apartamento e Seis Percussionistas



A produção de conteúdo criativo disponível na internet é valiosa. Basta fuxicar um pouco que encontramos muita coisa interessante.

Abaixo segue um clipe de uma música feita para objetos de um apartamento e seis percussionistas. A música é de Ola Simonsson e a direção de Johannes Stjärne Nilsson e Ola Simonsson.

"Seis percussionistas participam de um ataque musical bem planejado. Quando um casal de idosos deixa seu apartamento, os músicos assumem. Com objetos do cotidiano, dão um concerto em quatro movimentos: cozinha, dormitório, banheiro e sala."



Music For One Apartment And Six Drummers from Mister Magnus on Vimeo.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Arte de Transformar Som em Música




A produção da trilha sonora do video acima exige um refinado ouvido musical, no qual o compositor identifica sons que possam ser transformados em música. Assim, o processo de captação e edição do som gerado pelos objetos selecionados deve ser criterioso para dar luz à criatividade do compositor.



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Hugh Laurie: A Face Musical do Doctor House



Hugh Laurie é mundialmente conhecido por interpretar o emblemático Dr. House na série House M.D., produzida pela Fox. Mas pouca gente conhece o lado musical do ator, que gravou seu primeiro álbum intitulado "Let Them Talk".

Nesse primeiro trabalho, Laurie gravou 15 faixas e visita grandes nomes do blues, com destaque para músicas de Ray Charles, Robert Johnson, Memphis Slim e Lead Belly.

Mais informações sobre o álbum em http://www.hughlaurieblues.com/.








Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Experiência Cultural: A Transformação da Educação



A reflexão sobre o desenvolvimento da cultura não pode deixar de abordar temas como diversidade, educação, empreendedorismo, criatividade, descentralização, interatividade, conteúdo, direitos autorais, economia criativa, liberdade, dentre outros.

Nas palavras de Ken Robinson, especialista em criatividade educacional, precisamos mudar os paradigmas educacionais para desenvolver um caminho mais promissor e focado no desenvolvimento humano.

Segue a palestra abaixo:




Leia também outro conteúdos relacionados em:




Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 17 de maio de 2011

Diversidade Cultural: A Música de Lillíssakar



O programa Rumos, do Itaú Cultural, vem mapeando a produção cultural contemporânea brasileira. No campo da música, o programa já beneficiou mais de 1.000 artistas, num trabalho expressivo de divulgação e documentação da diversidade artística do nosso país.

Dentre os artistas beneficiados pela categoria "música" do projeto, quero destacar nessa publicação o trabalho de Lillíssakar.

Lillíssakar (periquito na língua yatê) é um integrante da nação indígena Fulni-ô, uma comunidade situada em Águas Belas (PE).
Seus esforços para a sustentabilidade e divulgação da sua cultura são memoráveis, ele atua como cantor e compositor e leva sua cultura para os povos não-indígenas, realizando performances culturais e palestras para escolas e organizações.

Tomando esse artista como exemplo considero que temos sim a capacidade de conviver e aprender com a diversidade! Você concorda?

Segue abaixo o vídeo do programa Rumos com o artista.





Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Próximo Domingo tem Duo Pinho Brasil no Rio de Janeiro

Foto: Carol de Hollanda / Arte: Márcia Carnaval


No próximo domingo, dia 22/05/11, eu e o Márcio Valongo apresentaremos o show Pinho Brasil - Madeira de Lei no Casarão de Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho. O repertório do show é baseado em músicas de compositores do Estado do Rio de Janeiro. O evento será às 17:00h e terá ingressos a R$ 15,00 (inteira).

A proposta do espetáculo é inovadora!

Elaboramos arranjos musicais especialmente para o show, onde agregamos o violão e a viola caipira para evidenciar o contraste entre as músicas urbana e rural. Somado a isso, a bateria recria ritmos brasileiros, tais como choro, baião, samba e maxixe e adiciona um tempero a mais na diversidade sonora abarcada pela dupla.

Não será por acaso que nos apresentaremos no Casarão, o espaço é a antiga residência do imortal (da Academia Brasileira de Letras) Belarmino Maria Austregésilo de Athayde, um notável escritor e jornalista que atuou em "A Tribuna", "Correio da Manhã" e "O Jornal"; e foi o delegado do Brasil na 3ª Assembléia da ONU, como um dos membros da comissão que redigiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Hoje o local é sede do centro cultural e oferece atividades culturais ao público desde outubro de 2008.

Assim, segue a dica para moradores e visitantes dos bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, para apreciarem uma boa música. Mais informações sobre o Pinho Brasil em www.myspace.com/pinho_brasil e também em Brazilian Instrumental Music: Cordas e Percussão.

P.S.: Estacionamento na Rua Smith de Vasconcelos (ao lado do Bonde do Corcovado).



Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

sábado, 14 de maio de 2011

Train de Vie: Jewish klezmer vs Gipsy Music




Para quem já assistiu o aclamado filme Train de Vie (Trêm da Vida), do diretor romeno Radu Mihaileanu, quero relembrar a cena do encontro dos judeus com os ciganos, onde se inicia um duelo musical que termina numa festança celebrada pelas duas culturas. O contexto vivido por judeus e ciganos é emblemático, e, no filme, está recheado de humor!

Para quem ainda não assistiu, o "Trem da Vida" é uma história que se passa na Europa Oriental, que retrata a fuga de uma população de judeus Shlomo que, influenciados pelo louco da aldeia, tramam um plano para simularem sua ida para a Palestina e escaparem dos nazistas.

O filme é uma lição de vida!
Assista abaixo a íntegra do filme.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

A Música de Gunhild Carling




O som envolvente da sueca Gunhild Carling é uma delícia de se ouvir. A musicista, conhecida por dominar a técnica de tocar três trompetes simultaneamente, também toca trambone e canta.
Seus shows são marcados pelo bom humor e carisma da artista.

Separei abaixo duas performances da artista. Na primeira ela se apresenta com a Gunhild Carling Big Band e na segunda com a Carling Family.











Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Brazilian Instrumental Music: Cordas e Percussão

Foto: Marcelo Guerato


Tem um cheiro de novidade no ar...!

Assim desponta o trabalho de dois duos de música instrumental brasileira. Não posso elogiar muito, pois faço parte de um deles. Porém deixo as informações e conteúdos para que tirem suas próprias conclusões!

A novidade que destaco nos trabalhos do Pinho Brasil e do Mundo Urbano é que ambos adotaram a formação instrumental de cordas e percussão. À primeira vista pode soar uma coisa reduzida e parecer que há a exclusão do contrabaixo. Mas, na verdade, a opção abre novas fronteiras para a música instrumental e  permite que os arranjos sejam mais dinâmicos e criativos.

No Pinho Brasil, utilizamos o violão, o violão 8 cordas, a viola caipira (Fábio Neves) e a bateria (Márcio Valongo);
No Mundo Urbano, os instrumentos utilizados são violão e efeitos eletrônicos (Luis Leite) e percussão e efeitos eletrônicos (Luis Ribeiro).

Tem um cheiro de novidade no ar, você concorda?


P.S.: A imagem do topo dessa publicação foi gentilmente cedida pelo fotógrafo Marcelo Guerato. Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho do artista podem acessar seu perfil no Flickr.







Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

terça-feira, 10 de maio de 2011

Experiência Cultural: Video Games Live




Tenho curtido bastante as postagens que venho realizando de forma complementar com o produtor Alê Barreto, onde publicamos o conteúdo aqui, no www.fabionevesviolao.blogspot.com, e no blog www.produtorindependente.blogspot.com.

Dentre tudo que viemos abordando, tem uma experiência que acho marcante. Se trata da força que a cultura do video game tem nos tempos atuais.

O video game propicia a interação do jogador com um mundo fantasioso, onde o primeiro usa da imaginação para incorporar aquela realidade virtual.

Na música para video game, os principais jogos (mais populares) possuem temas melódicos que são mais do que música. Quem os conhece não consegue ouví-los sem lembrar da experiência de interagir com o jogo.

Assim, enquanto os jogos eletrônicos evoluem para a sétima, oitava ou décima geração; já formamos também algumas gerações de aficcionados por games, e isso contribuiu para que a cultura do video game tenha se tornado um evento capaz de mobilizar e emocionar pessoas em todo mundo.

O exemplo disso é o evento Video Games Live, onde músicos, grupos e orquestras interpretam os temas de maior sucesso dos últimos 20 anos. O evento acontece todo ano em cidades de diferentes países e é acompanhado por uma legião de fãs!

A cultura do video game é uma forma de alimentar as pessoas com experiências culturais.






Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Bons Amigos: Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Heraldo do Monte e Robertinho Silva em São Paulo




Na próxima sexta-feira, dia 13/05/2011 às 21h, o quarteto fará a apresentação no Sesc Pompéia do projeto que teve origem no lançamento do álbum "Cape Horn". Pelo tamanho sucesso da tournê, os músicos decidiram lançar um novo show, intitulado "Bons Amigos". A apresentação será pelo projeto "Jazz na Fábrica".

Ainda no final de semana, Toninho Horta e Arismar do Espírito Santo apresentarão o repertório do álbun "Cape Horn" durante a programação da Virada Cultural Paulista. O evento acontecerá no Sesc São José dos Campos, no domingo, dia 15/05/2011, às 12h.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Vida Musical de Waltel Branco



Waltel Branco, nascido em Paranaguá/PR, no dia 22 de novembro de 1929 (curiosamente o dia do músico!), construiu sua história como um dos talentos brasileiros que mais contribuiu para a projeção da cultura nacional no exterior. Dentre seus feitos, está a elaboração dos arranjos musicais do filme A Pantera Cor-de-Rosa, ao lado de Henry Mancini e Quincy Jones.

Quero mostrar para vocês um pouco da vida e obra desse artista, através dos conteúdos selecionados abaixo:



    • A faixa "Zoraia", do disco autoral Meu Balanço, de 1972.

      domingo, 1 de maio de 2011

      Dia 07/05/11: Pinho Brasil no Centro de Referência da Música Carioca

       


      Amigos, farei uma apresentação com o baterista Márcio Valongo no próximo sábado, no Centro de Referência da Música Carioca, no Rio de Janeiro.

      Na ocasião, iremos tocar as músicas do show Pinho Brasil - Madeira de Lei, com repertório baseado em conpositores do Estado do Rio de Janeiro. A performance desse trabalho é inovadora, pois elaboramos arranjos para o espetáculo e agregamos ao roteiro as estéticas das músicas rural e urbana (com viola caipira e violão). Assim, trabalhamos com ritmos e influencias de diversas regiões do país.

      Mais informações sobre o evento em Pinho Brasil - Madeira de Lei.

      Segue roteiro do show:

      - Maracanã   (Ivan Paparguerius)
      - Choramingando   (Adamo Prince)
      - Conversa de Botequim   (Noel Rosa/Vadico)
      - Di Menor   (Guinga/Celso Viáfora)
      - Bandolim do Dudu   (Júlio Morgado/Carlinhos Rabha)
      - Interrogando   (João Pernambuco)
      - Prelúdio nº 3   (Heitor Villa-Lobos)
      - Voando com Asa Branca   (Ivan Vilela)
      - Tempo Feliz   (Baden Powell)
      - Lamentos do Morro   (Garoto)
      - Tambor de Crioula   (Carlos Henrique Machado Freitas)
      - Esplendor   (Sidnei de Oliveira)
      - O Trenzinho do Caipira   (Heitor Villa-Lobos)

      O Pinho Brasil tem co-produção de Fábio Neves e Alê Barreto e assessoria de imprensa de Alê Barreto.


      foto: Carol de Hollanda