terça-feira, 26 de abril de 2011

A Música Através das Capas de CD´s

A capa de um álbum musical deve traduzir de alguma forma a música em questão.
Algumas capas transcendem o contexto musical pela sua qualidade artística.

Selecionei abaixo alguns trabalhos que considero especialmente criativos. São verdadeiras obras de arte que falam por si próprias até sem música.








 


 




 










   


  






  


 


Aprenda a Organizar um Show: Alê Barreto Ministra Curso no Rio de Janeiro




O método de produção de shows do “Produtor Cultural Independente”, o blog mais acessado de produção cultural no Brasil

Se você digitar no Google a expressão “organizar um show" imediatamente encontrará várias referências sobre o livro “Aprenda a Organizar um Show” na primeira página de pesquisa. Sabe por quê? Porque para o Google quanto mais pessoas se interessam por um assunto e mais fazem menção à ele, mais ele considera um conteúdo relevante.

“Aprenda a Organizar um Show” é acessado na internet desde 2006 no blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com) e mais de 15.000 fascículos já foram baixados do portal Overmundo (www.overmundo.com.br).

Mas afinal, o que é “Aprenda a Organizar um Show”? Trata-se de uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet, permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008. Esta edição contou com prefácio de Leonardo Costa, pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade desta universidade.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que já formou no Brasil 13 turmas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).




O que você vai estudar?
  • O que é fazer a produção?
  • As etapas de um show
  • Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)
  • Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)
  • Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)
  • Conteúdo adicional não disponível no livro na internet: noções sobre agenciamento de espetáculos culturais
(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais) 

Com quem você vai estudar?
 
Alê Barreto é administrador de empresas com ênfase em marketing, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências para inovação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.
Assista ao vídeo no youtube http://youtu.be/I_uoCITJJJk
Acreditando em sua capacidade empreendedora, criou para si uma oportunidade para ampliar suas competências de gestão. Abriu em 2003 uma microempresa e prestou serviços de produção executiva para artistas independentes no RS, empresas (Opus Promoções www.opuspromocoes.com.br), shows internacionais (Scorpions, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse) e shows nacionais (Ivete Sangalo, Marcelo D2, CPM22, Paralamas do Sucesso, projeto Acústico MTV, Antonio Villeroy).

Em 2007 foi empresário do grupo instrumental Pata de Elefante (
www.patadeelefante.com), um dos produtores executivos do CD “Um olho no fósforo, outro na fagulha” e publicou o livro “Aprenda a Organizar um Show”.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e de abril de 2008 a agosto de 2009 assessorou a diretoria do Grupo Nós do Morro em projetos, processos de gestão, comunicação, relação com patrocinadores e parceiros. Foi responsável pela produção executiva dos espetáculos teatrais "Os Dois Cavalheiros de Verona" (no Barbican Centre, em Londres), "Machado 3x4" (no Itaú Cultural em SP) e dos shows do grupo de percussão “Meninas do Nós do Morro” na Feira Brasil Rural Contemporâneo (Marina da Glória/RJ) e no evento Verão no Morro da Urca (RJ). Foi gerente de projeto e um dos produtores executivos do livro e exposição “Nós do Morro 20 Anos”, que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Era uma Vez” e “Tropa de Elite 2”.

De 2010 até hoje tem concentrado suas atividades em produção de conteúdo, treinamento, consultoria e produção executiva. Escreve artigos para o seu blog “Produtor Cultural Independente” (recomendado no portal nacional do SEBRAE), para a revista “Fazer e Vender Cultura”, é consultor do duo de música instrumental Pinho Brasil e do músico Fábio Neves (RJ) e está cursando MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.

Local do curso no Rio de Janeiro


O curso será realizado no Espaço Ideal Eventos, um lugar super bacana onde são realizados cursos de empresas como Banco Santander, Cooper Global, Sebrae, Vale, entre outras.

 
O Espaço Ideal Eventos fica na rua Santa Luzia, 760, próximo ao Consulado dos Estados Unidos.
Dia e horário

O curso será realizado dia 28 de abril das 18h às 22h.


Requisitos para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas.
O número máximo de vagas é 30;
- estar de acordo com as orientações recebidas;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 27 de abril de 2011.

Forma de inscrição

A inscrição será feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.

Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária).
Inscrição

1 - Enviar uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:

Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Organizar um Show” dia 28 de abril no RJ

Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show” que será realizado dia 28 de abril, das 18h às 22h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano


2 – Anexar neste mesmo e-mail comprovante em meio digital (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.)

Pagamento da inscrição

Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 27 de abril de 2011 para compensação no próprio dia 27 de abril de 2011, na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.

Informações

Informações sobre o curso e processo de inscrição poderão se obtidas através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 27 de abril, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

Contribua com a divulgação!

Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais o seguinte link

terça-feira, 19 de abril de 2011

Violões da UFRJ na Série Guitarríssimo - Gratuito e Limitado



Sou integrante de conjunto Violões da UFRJ e tenho o prazer de comunicar aos leitores, moradores do Rio de Janeiro e demais interessados, que faremos uma apresentação na próxima segunda-feira, 25/04/2011, às 20h.

Na ocasião, participaremos das atividades de encerramento da exposição Los Caprichos de Goya e lançaremos o CD "Violões da UFRJ", no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Essa apresentação é fruto da relação que viemos cultivando com artistas e instituições espanhóis. Uma relação produtiva, que benefícia o intercâmbio cultural entre Rio de Janeiro e Madrid, e vem resultando em ótimos trabalhos que os públicos de ambos os países, Brasil e Espanha, tem a oportunidade de conferir.

Assim, indico a visita à exposição, que além do Rio passará por Brasília, Recife, Salvador e Belo Horizonte; e também a participação na Conferência de Encerramento, ministrada por Rafael Gil, professor da Universitat de Valância.

Segue abaixo a programação:

          - 25/04/2011, às 18:30h, no auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro
  • Apresentação Musical: Violões da UFRJ
         - 25/04/2011, às 20h, no auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro


O Instituto Cervantes do Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo.
Informações e Reservas: pelo tel (21) 3554-5910 ou pelo e-mail cultx3rio@cervantes.es
Acesso: via ônibus e metrô
Estacionamento: nas Ruas Visconde de Ouro Preto e Muniz Barreto e no Botafogo Praia Shopping
Gastronomia: Botafogo Praia Shopping


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Experiência Cultural: O Artista e a Liderança Emocional



"Sempre que subo ao palco para fazer música minha concentração está voltada para a receptividade do público.Isso porque a arte é uma manifestação coletiva, e a energia da música depende da sintonia estabelecida entre artista e público. Sem essa conexão, a manifestação artística é uma coisa morta."

Nesse post gostaria de contribuir com outro olhar sobre o texto acima, porém não deixarei de agregar informações colhidas nos demais temas que venho lançando junto com o Alê Barreto, acerca da experiência cultural e seus inúmeros benefícios para o bem estar e desenvolvimento humanos.

Pois bem, para transmitir a relação entre o artista e a liderança emocional vou formular o seguinte raciocínio:

O gestor de uma empresa, como exemplo, pode ser entendido como o profissional que lidera e gerencia processos e capital humano para alcançar determinada meta. Assim, lançando o foco no capital humano, sabemos que a equipe subordinada à liderança do gestor vai melhor desenvolver suas atividades e potencializar sua produção quando usufruir da oportunidade de compartilhar suas idéias para agregar valor à empresa.

Considerando essa hipótese, posso afirmar então que o modelo de gestão como orientação (pois aqui o gestor incentiva e conduz a capacidade criativa dos demais), onde os funcionários não são mais tratados como máquinas que cumprem determinada tarefa, mas sim como seres vivos pensantes e dotados de emoção, surgiu recentemente, em meados do século XX.

Até então tudo ok! Mas, o que isso tudo tem a ver com você?

O fato é o seguinte: a música e as demais artes já fazem uso desse raciocínio a centenas de anos!
Porém, a diferença é que o artista atua como gestor das emoções de seu público, fazendo com que as mesmas aflorem e se amplifiquem quando em contato com sua música ou arte.
Aqui a música tem um papel preponderante, ela estabelece ligações tão profundas que são capazes de gerar impactos psíquicos e emocionais em todos nós.

É por isso que a música está presente em quase todas as demais manifestações artísticas, culturais e mercadológicas.

Para exemplificar o que disse acima, selecionei a performance da artista ucraniana Kseniya Simonova, que produz animações com areia numa caixa de luz. Ela reproduz um filme de animação em tempo real, que dramatiza a invasão e ocupação da Ucrânia pela Alemanha, na segunda Gerra Mundial.

O destaque desse video, além da performance da artista, claro, vai para a trilha sonora. Sem esta, a primeira não teria a mesma capacidade de "hipnotizar" e emocionar a platéia.

É uma experiência e tanto!



Война from simonova.tv on Vimeo.

domingo, 17 de abril de 2011

Quintas no BNDES 2011



 A temporada musical 2011 do projeto Quintas no BNDES iniciou no final de março com o show "Arrepios", da cantora Elza Soares.
E assim segue ao longo do ano, sempre às quintas-feiras, às 19h e com entrada franca, onde o público poderá conferir as performances de renomados artistas e novos talentos da música brasileira, no auditório do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro.

O Quintas no BNDES enriquece a programação cultural da cidade a mais de 25 anos. Nesse período, já foram realizadas aproximadamente 900 apresentações, com um somatório de público superior a 300 mil pessoas.

 Segundo o BNDES: "O projeto constitui um dos principais instrumentos de interação do BNDES com a comunidade, contribuindo de forma efetiva para a democratização da Cultura."

A partir de maio de 2011, o Quintas no BNDES disponibilizará o serviço de reservas de ingressos pela Internet
Acompanhem a programação pelo link abaixo.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Conscientize-se e Aprofunde seus Laços Com a Música!

Me inspirei para essa postagem na experiência relatada por Alê Barreto, que além de atuar com produção e gestão cultural é músico nas horas vagas!

Le Cirque Invisible, com Victoria Chaplin e seu marido

No Brasil é indiscutível que quase 100% das residências possuem um instrumento musical. Seja um violão, uma viola caipira ou um instrumento de sopro ou percussão.

O fato é que normalmente o instrumento é herdado de algum parente falecido ou foi esquecido por conta da desistência em estudá-lo. Assim, uma das experiências mais interessantes que o ser humano pode vivenciar acaba sendo abandonada por muitas pessoas, seja por falta de motivação ou acompanhamento inadequado do professor de música.

Pois bem, quero lançar um desafio! Gostaria de convidar os auto-intitulados "pessoas sem o dom musical" a criarem uma música. Não importa com quantas notas ou quanto tempo tenha, componha o mínimo que lhe satisfaça.
Se o instrumento estiver desafinado não é desculpa, corrija a afinação de modo que soe mais agradável aos ouvidos e mãos à obra.
Utilize também a voz e crie canções e temas instrumentais com sua sensibilidade.

O que prevalece nessa atividade é a descoberta de que seus laços com a música na verdade são mais profundos do que pensa. Após a experiência, me envie um e-mail e conte como ficou sua música!

Meu endereço eletrônico é contato_fabioneves@globomail.com.

Leia também as postagens que complementam o assunto Experiência Cultural em:

Orquestra de Baixos Tropical



Publiquei recentemente sobre a Caçarola Orquestra de Baixos, que executa uma proposta musical que me agradou bastante!

Assim, para evidenciar a originalidade de uma proposta artística, seja qual for, quero dar destaque para a Orquestra de Baixos Tropical.
Essa orquestra é mais performática. Aqui os músicos utilizam a expressão corporal e a teatralidade como elementos incorporados à linguagem musical. O tropicalismo do conjunto fica latente com a utilização de técnicas percussivas e no figurino do quinteto.

Uma dica: Procure observar a identidade musical de um artista ou grupo, é ela que torna o conteúdo artístico inigualável e merecedor de muitos e muitos aplausos!

Entre as duas orquestras, qual lhe despertou maior atenção?



Agenda Cultural 2011: 25/04, 07/05 e 22/05 no Rio de Janeiro

2011 inicia com o pé direito!

Depois do lançamento do meu site pessoal, agora se inicia o trabalho de divulgação da agenda de eventos nos quais estarei atuando neste ano.

Nessa publicação vou dar destaque a dois eventos musicais em especial: o lançamento do CD do conjunto "Violões da UFRJ" e o show Pinho Brasil - Madeira de Lei, do duo Pinho Brasil. Consulte as informações abaixo:



  • 25/04/2011 às 19h

Violões da UFRJ na Série Guitarríssimo, promovida pelo Instituto Cervantes.

Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

Ingresso gratuito e limitado, classificação etária: livre.

 Maiores informações:




  • 07/05/2011 às 19h

O Pinho Brasil apresentará o show Pinho Brasil – Madeira de Lei no Centro de Referência da Música Carioca.

Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

Ingresso: R$ 16,00 (inteira), classificação etária: livre.



Maiores informações:




  • 22/05/2011 às 19h

O Pinho Brasil apresentará o show Pinho Brasil – Madeira de Lei no Casarão Cultural Austregésilo de Athayde.

Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho – Rio de Janeiro/RJ

Ingresso: R$ 15,00 (inteira), classificação etária: livre.



Maiores informações:




Créditos das fotografias: Violões da UFRJ (Márcia Carnaval); Pinho Brasil (Carol de Hollanda).

domingo, 10 de abril de 2011

Lançamento do Site do Músico Fábio Neves



Depois de alguns meses de intenso trabalho, finalmente está no ar o meu site pessoal.

Nessa primeira versão, público, parceiros e patrocinadores poderão acessar as principais informações sobre minha produção na música e na cultura, com conteúdo sempre atualizado!

Quero agradecer aos colaboradores que ajudaram a concretizar a página: Alê Barreto, Carol de Hollanda, Fábio Ayçar, Márcia Carnaval e Thiago Neves.

Visite que a casa é sua!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tecnologia, Performance e Violino



O desenvolvimento tecnológico muitas vezes nos parece surpreendente, ao ponto de levar ao questionamento de até onde tudo isso irá chegar...

Pois bem, os japoneses da Toyota apresentaram em 2007 um robô capaz de tocar violino! O danado executa o instrumento como se fosse um aluno de nível mediano.

Até então isso é uma coisa impensável, visto que o violino é um instrumento que exige um certo grau de percepção e destreza. Com isso, esse episódio me traz a impressão de que o mundo idealizado por Steven Spielberg no filme A.I. - Inteligência Artificial está bem mais próximo do que imaginamos.

O que você acha? Compraria um desses para lhe satisfazer sempre que quizesse ouvir música?


Ana Vidovic - Beleza e Precisão na Música




O terreno da música solo, onde instrumentistas e cantores desafiam seus próprios limites técnicos, é historicamente uma área onde poucas mulheres se aventuram e conseguem alguma expressividade.

Quando se fala do repertório para violão solo então, a sensação é que se consegue contar o número de artistas com os dedos das mãos. Mas essa realidade vem se transformando como em outras áreas profissionais. As mulheres vem abrindo terreno e provando que vieram para ficar!

Assim, vale destacar o trabalho da violonista Ana Vidovic. Tomo ela como exemplo de que salto alto cai bem em qualquer situação!





terça-feira, 5 de abril de 2011

Além da Experiência e do Consumo: Música para a Saúde do Corpo e da Mente



Seguindo com as publicações que tenho escrito junto com Alê Barreto, meu consultor e co-produtor junto aos projetos do Pinho Brasil, nesse post quero entrar um pouco mais a fundo nos efeitos que a música desperta em nosso organismo. Digo efeitos, pois esse ponto de vista vai além da noção de música para entretenimento.

Vou comentar aqui alguns benefícios que a música pode trazer para a saúde física e mental. Para isso, farei uso do artigo "Efeito Mozart", escrito pela pianista e pesquisadora Elza de Moraes Fernades Costa, também administradora do site Concertino - Portal de Pesquisa da Música Clássica.

Segundo Elza, "o Efeito Mozart é um termo usado para fazer referência aos poderes de transformação da música na saúde, educação e bem-estar. Representa, de uma maneira genérica, o uso da música para reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade; induzir o relaxamento e o sono; restaurar o corpo; melhorar a memória e o estado de alerta."

Esse poder da música foi resultado de pesquisa empreendida por Alfred Tomatis, que constatou que a música de Wolfgang Amadeus Mozart estimulava as áreas criativa e motivacional do cérebro.

Mas o estudo do doutor Alfred Tomatis não traz resultado somente ao que tange à música de Mozart, a verdade é que cada estilo musical exerce determinada influência em nosso organismo. Segue abaixo a descrição de efeitos estimulados por alguns estilos musicais.

Efeito Mozart - Que tal praticar um pouco?

    Encontro Brasileiro de Acordeon no Rio de Janeiro



    Acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de abril, no Rio de Janeiro, o encontro dos cinco maiores expoentes do acordeon brasileiro, os músicos Toninho Ferragutti, Bebê Kramer, Oswaldinho do Acordeon, Luciano Maia e Renato Borghetti.

    Esse encontro poderá ser conferido em diferentes sessões diárias, sempre às 15, 17 e 19h, no Teatro de Arena da Caixa Cultural, na Avenida Almirante Barroso, 25, Centro - Rio de Janeiro/RJ (Estação Metrô Carioca); com ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e clientes do banco).

    As apresentações contam com a direção artística de Arismar do Espírito Santo e com o apoio dos músicos Alex Bucki (bateria), Thiago do Espírito Santo (contrabaixo elétrico) e Artur Bonila (violão).

    Confesso que quando recebi esse comunicado fiquei bastante empolgado, pois o acordeon é um instrumento que nós brasileiros dominamos que excelente maestria, e o encontro privilegia a música produzida de norte a sul do país. É uma oportunidade única para conferir a diversidade de linguagens e originalidade desses feras do acordeon.






    domingo, 3 de abril de 2011

    Concertino - Informações Especializadas Sobre Música Erudita



    O Portal Concertino foi criado com o objetivo de tornar disponíveis informações, artigos e conteúdo sobre a Música Clássica no Brasil.

    Idealizado pela musicista Elza de Moraes Fernandes Costa, o projeto é uma excelente iniciativa para fomentar a pesquisa de informações entre músicos e amantes da música de concerto, bem como colaborar com a popularização do gênero e com a qualidade do ensino musical em nosso país.

    No Concertino, as informações são escritas por músicos e pesquisadores profissionais, porém conservam uma linguagem que privilegia a fácil assimilação de seu conteúdo.

    Assim, o convite para viajar pela história da Música de Concerto está lançado!


    Dentre as publicações, colaborei com Música de Câmara e os Conjuntos Mono-Instrumentais, artigo no qual comento sobre os desafios de criar um grupo musical desse tipo.